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    Valuation, como calcular o valor da sua empresa

    O valuation é uma ferramenta importante para qualquer empresa que deseja expandir seus negócios, atraindo investidores e captando novos recursos. Ele tem contribuído para que grandes organizações estejam dominando o mercado.

    A Betterment, empresa sediada em Nova York, é um exemplo. Oferecendo conselhos financeiros de especialistas e robôs para seus clientes, a organização se tornou um unicórnio em outubro de 2017, segundo dados citados pela StartSe.

    O termo “unicórnio” é comum no segmento das startups e significa que a empresa apresenta valuation igual ou acima de um bilhão de dólares.

    Hoje, a Betterment tem sob gestão US$ 11 bilhões e ocupa uma posição competitiva no mercado de investimentos e tecnologia.

    Se você deseja ampliar ainda mais os seus negócios, é uma boa hora para usar a avaliação de empresas.

    Conheça a seguir como calcular o valor da sua empresa pelo valuation e o que você precisa saber para não correr o risco de ficar no prejuízo. Vamos lá?

    Como calcular o valuation?

    De maneira sistemática, o valuation avalia o valor de uma organização, adotando uma série de fatores. Ele pode ser calculado trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros, seguindo algumas etapas:

    1. Estimar o fluxo de caixa livre da empresa para os próximos períodos;
    2. Estabelecer a taxa de desconto, levando em conta os riscos de outros investimentos (bolsa, por exemplo);
    3. Calcular os resultados para o valor presente e somá-los.

    A partir do valuation, você pode conhecer precisamente o potencial da sua empresa, maximizando os elementos que a valorizam e reduzindo aspectos negativos, que levam à sua baixa avaliação.

    A ideia é que você entenda o valor do seu negócio ao longo do tempo e consiga delinear estratégias futuras voltadas ao crescimento. Tendo essa informação clara, fica mais fácil negociar com os investidores.

    Mas como negociar com os investidores?

    Existem alguns fatores a serem levados em conta no processo de negociação para não correr o risco de ficar no prejuízo.

    Geralmente, os investidores preferem taxas de descontos elevadas para assegurar um alto potencial de retorno.

    No entanto, a participação de um investidor deve ser determinada por uma série de outros aspectos, tais como:

    • Valor agregado;
    • Diferenciais da empresa;
    • Estrutura e qualidade da equipe;
    • Oferta x demanda;
    • Quantidade de sócios;
    • Participação societária de cada um.

    Todos esses elementos são avaliados por ambas as partes, buscando estabelecer uma negociação justa para os envolvidos.

    Por isso, é interessante que a empresa receba rodadas de investimentos em diferentes períodos.

     

    O empreendedor não deve esquecer de ter uma parcela significativa das ações da empresa e evitar de captar novos investimentos a um valuation muito alto, já que isso inviabiliza a segurança dos investidores nas próximas rodadas.

    Que tal dar um passo a mais no mercado?

    O valuation tem sido a chave principal para empresários conseguirem dar um passo a mais em seus negócios. Neste sentido, você também pode calcular o valor da sua empresa para atrair novas oportunidades de crescimento.

    A T4 Consultoria possui um serviço especializado em avaliação de empresas que pode ser ideal para o seu negócio. Os impactos vão desde uma melhor visão de negócio até o alinhamento de estratégias para alcance dos objetivos em curto e longo prazo.

    Quer saber mais? Conheça as nossas soluções e entenda como podemos auxiliar a sua tomada de decisões com uma avaliação completa da sua empresa.

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