Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Os cuidados que você deve ter na sucessão familiar para sua empresa sobreviver por mais de 3 gerações

A sucessão familiar é o momento de transição da governança corporativa, que determina o sucesso ou o fracasso da organização nos próximos anos. Portanto, é natural que a troca de comando seja preocupante para os familiares e sucessores. Segundo pesquisa da PwC, 41% dos líderes de empresas familiares espalhadas pelo mundo têm a intenção de passar a administração para a geração seguinte. Em comparação ao Brasil, esse percentual sobe para 59%. No entanto, os líderes planejam investir em gestores profissionais também, já que se sentem inseguros quanto às competências e entusiasmo dos mais novos. Afinal, as empresas familiares, geralmente, não sobrevivem mais que 3 sucessões. Na verdade, apenas 12% sobrevivem a isso. Existem alguns cuidados que não são previstos pela maioria das famílias, o que traz frustração aos membros, conflitos graves e, consequentemente, a falência da empresa. Que tal saber como desenvolver uma gestão mais assertiva e manter a sua empresa em alta após a sucessão familiar? Continue lendo e descubra os cuidados necessários para isso. Vamos começar entendendo melhor o assunto...

Um erro comum na sucessão familiar

A falta de planejamento é um erro frequente na sucessão familiar, que promove o baixo desempenho da gestão corporativa. De acordo com uma pesquisa citada na Folha de Pernambuco, apenas 19% das empresas familiares planejam a sucessão. Sendo que, a ausência de um plano de sucessão, pode prejudicar consideravelmente as tomadas de decisões dos empresários. Até porque, o plano de sucessão familiar é a ferramenta ideal que prevê riscos e iniciativas, como a profissionalização da linha dos próximos líderes, por exemplo. Para evitar essa falha, é importante tomar algumas medidas na sucessão familiar, direcionadas para a sobrevivência e longevidade da empresa.

Os cuidados necessários na sucessão familiar

Além do plano de sucessão, é fundamental adotar algumas ações que possam garantir bons resultados pela próxima geração, tais como:

1 – Preparar as habilidades do herdeiro

Invista na profissionalização do sucessor e dos demais líderes que irão acompanhar a nova gestão. Isso é indispensável para que eles tomem conhecimento dos processos e atividades da empresa.

2 – Entender as diferenças entre Geração X e Y

Compreenda a disparidade entre os propósitos e estilos de vida entre as gerações para resolver os potenciais conflitos. A ideia é aproveitar essa diferença para avaliar sugestões de melhorias em conjunto.

3 – Não fazer um herdeiro assumir a gestão apenas por ser da família

Evite que um sucessor assuma um cargo apenas por obrigação e não tenha afinidade alguma com o negócio. É preciso existir familiaridade e afinidade entre o herdeiro e o tipo de negócio, para que a empresa não venha a falir rapidamente.

4 – Inovar deve fazer parte, mas o histórico permanece

Invista em inovação, mas não deixe os valores e missão da empresa de lado. Não é necessário mudar a essência da organização para inovar. O ideal é criar novas possibilidades, sem alterar os motivos que fizeram da empresa o que ela é hoje.

5 – Tomar decisões racionais

Assuma decisões que levem em conta a razão, e não a emoção. A carga dos laços familiares e empresariais é um desafio na sucessão familiar. Mas, a partir de decisões profissionais, fica mais simples alcançar os resultados desejados.

6 – Alinhar os objetivos e interesses

Faça um alinhamento de expectativas e interesses com o sucessor, buscando aproximar os objetivos orientados ao sucesso da empresa. Quanto melhor o relacionamento entre vocês, mais fácil se torna a adaptação.

7 – Contar com apoio profissional

Invista em um serviço especializado e qualificado para garantir a formação e capacitação dos sucessores. Essa iniciativa ajuda a intensificar a profissionalização e alta performance dos novos líderes. A T4 Consultoria pode te ajudar com isso. Conheça as nossas soluções estratégicas e construa uma sucessão de sucesso para a sua empresa.   Palavras-chave: Sucessão Familiar, Governança Corporativa, Governança, Finanças, Planejamento Estratégico, Empresa Familiar, Família, Fluxo de Caixa, Consultoria Empresarial.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.