Para manter-se em constante expansão e crescer cada vez mais, inovar é uma ordem e, para isso, empresas têm se dedicado a continuamente buscar por recursos que as mantenham em constante competitividade.
Investir em inovação traz inúmeros benefícios, como:
- Atração de novos clientes, investidores, fornecedores e profissionais qualificados;
- Melhora o posicionamento da empresa diante da ampla concorrência;
- Direciona investimentos estratégicos e facilita o alinhamento para novas pesquisas e desenvolvimentos;
- Abre portas para a entrada em mercados em alta;
- Expande as oportunidades para negócios e parcerias que agregam valor;
- Aumenta a capacidade de responder a desafios e mudanças no mercado;
- Melhora a eficácia na identificação e solução de problemas;
Entre outros.
Para obter estes benefícios, empresas optam por diferentes formas de captação de recursos para inovação, porém alguns desafios podem surgir no processo.
Captação de recursos para inovação empresarial – entenda como realizar
À frente da T4 Consultoria, auxiliando empresas de grande porte na reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação, abordo sobre a importância da captação de recursos para aumentar a competitividade e como conseguir sucesso na negociação junto a grandes instituições como a Finep e BNDES.
Segundo a avaliação da PINTEC Semestral sobre a taxa de inovação no Brasil, realizada com 1.530 setores industriais de médio e grande portes, foi constatado que, em 2022, 68,1% dessas empresas lançaram um produto novo ou implementaram melhorias e novos modelos de negócios.
Nesta mesma análise, foi evidenciado que o setor de máquinas e equipamentos lidera entre as empresas inovadoras, com taxa de 89,3%.
De um panorama geral, a captação de recursos para inovação impacta na melhora da competitividade, por que:
- Facilita o acesso a tecnologias avançadas que automatizam processos, reduzem custos e aumentam a eficiência e a atratividade da empresa.
- Permite que a empresa se antecipe a novas demandas, destacando-se frente à concorrência.
- Aumenta a agilidade, proporcionando maior autonomia e capacidade de resposta rápida às mudanças de mercado.
- Aumenta a lucratividade ao reduzir custos e melhorar as margens com processos otimizados;
Entre outros.
Conseguindo o apoio de grandes instituições
Na Finep (confira as linhas de financiamento), é possível obter recursos para projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e existe a possibilidade de obter recursos públicos não reembolsáveis, ou seja, sem: que seja necessário devolvê-los.
A mesma premissa se estende ao BNDES (confira) que oferece recursos via financiamento, subscrição de valores mobiliários e fundos não reembolsáveis, apoiando projetos de investimento, compra de equipamentos e exportação de bens e serviços.
Para que a captação de recursos para inovação seja bem-sucedida junto a estes órgãos, devem ser seguidos importantes passos, como:
- Desenvolvimento de um projeto claro: com objetivos, orçamento e impacto de forma detalhada para demonstrar credibilidade;
- Escolha da linha de financiamento certa: identifique as linhas de créditos e editais alinhados ao perfil da organização;
- Preparação da documentação completa: que contenha balanços, demonstrações contábeis e o plano de negócios para facilitar a análise;
- Inovação e impacto de mercado e social comprovados: destaque o potencial inovador e os benefícios econômicos que o projeto oferece.
E por fim, a orientação fundamental:
Tenha o apoio de um especialista que possa orientar a empresa na preparação do projeto que será apresentado, aumentando as chances de aprovação junto a grandes instituições.
Artigo de Marcelo Viana
Deseja transformar a realidade do seu negócio, alcançando resultados eficientes? Entre em contato com a T4 Consultoria.
Leia também:
Captação de recursos para inovação impacta no crescimento das empresas
Recuperação judicial ajuda sua empresa a sair do endividamento