Atendimento Online

Fale conosco pelo Whatsapp
Close and go back to page

Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Captar recursos para aquisição de máquinas – saiba como conseguir através dos bancos públicos

Inovação é primordial para negócios e indústrias que atuam com máquinas, aparelhos eletrônicos e linhas de transporte. Portanto, é de suma importância alertar quanto a possibilidade de captar recursos para aquisição de máquinas sem a necessidade de retirar dinheiro do caixa da empresa.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza financiamento para modernização de máquinas e equipamentos instalados no país e ainda fornece prazos de até 7 anos para início do pagamento.

Empresas perdem a oportunidade de ampliar o negócio e inovar o setor de máquinas por não ter acesso a essa informação, ou considerar o processo de obtenção de crédito altamente burocrático. Vou apresentar a seguir informações cruciais para o empresário que deseja renovar o setor de máquinas da empresa e contar com o apoio dos principais bancos públicos. Acompanhe.

Por que é vantajoso financiamentos junto aos bancos públicos?

Falou em financiamento é comum associarmos a juros exorbitantes que inviabilizam a prática, por conta disso, muitos empresários no Brasil deixam de expandir por receio de entrar em dívidas.

Com essa perspectiva os negócios caminham lentamente no mercado, investindo de acordo com o caixa da empresa e perdendo a oportunidade de expandir por meio de investimentos cruciais para a indústria, como a captação de recursos para renovar máquinas e equipamentos.

Os bancos públicos credenciados com o apoio do BNDES disponibilizam financiamentos de até 2 milhões. A micro, pequena e média empresa pode conseguir até 100% do financiamento, enquanto a grande empresa garante 80%.

A grande vantagem de obter captação de recursos junto a esse tipo de programa do governo é exatamente a taxa de juros baixa, em algumas situações 1,85 a.a em casos de captação de recursos para renovar máquinas.

A carência é outro ponto em destaque que vai de 1 a 7 anos para começar os pagamentos. A Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP) já chegou a 20% ao ano, atualmente, baixou para cerca de 5% ao ano. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Banco do Nordeste, por exemplo, possui a taxa de 3,5% ao ano se seguido os prazos.

Leia: Como captar recursos para a expansão da empresa - Entenda

Por que contar com a captação de recursos para renovar as máquinas da empresa?

Primeiro: oportunidade de crescimento, expansão e aumento da lucratividade;

Segundo: ampliar a produção e reduzir custos operacionais;

Terceiro: o financiamento deve reverter em melhoras no fluxo de caixa da empresa;

Quarto: contribuições no aspecto social, geração de emprego e crescimento econômico.

Como captar recursos para aquisição de máquinas na empresa?

Essa é a questão chave que deixa muitos empresários preocupados, mas acaba valendo a pena por todas as vantagens para o negócio. Realmente, o BNDES possui critérios para avaliar os projetos e aprovar ou não o financiamento junto aos bancos credenciados.

É essencial elaborar um plano de negócios detalhado, ficar atento às questões fiscais junto a Receita Federal e especificar no projeto informações sólidas para assegurar que o financiamento a longo prazo será revertido em rentabilidade no fluxo de caixa, de preferência, superior ao financiamento em questão.

Não é uma tarefa simples, pode levar alguns meses, e até mesmo exigir reestruturações financeiras e fiscais na empresa que serão necessárias para a possibilidade de aprovação.

A empresa interessada em obter recursos para renovar máquinas pode contar com o auxílio de uma consultoria especializada, como é o caso da T4, para mostrar quais os caminhos deve seguir em práticas financeiras internas e documentais para a possibilidade de aprovação do projeto.

Confira: Financiamento com prazos para empresas - Quais os caminhos?

Quais são as vantagens sociais para o país ao disponibilizar esse tipo de financiamento?

Por trás da liberação de crédito para empresas de variados portes, que vai desde micro a grandes negócios, o governo visa aquecer a economia e possibilitar a expansão de organizações já existentes e a abertura de novos empreendimentos no país.

Medidas como essa visam reverter a alta taxa de desemprego, disponibilizar renda ao trabalhador e consecutivamente o poder financeiro das famílias. O intuito é trazer novos rumos para situações econômicas delicadas, como a que o país tem enfrentado nos últimos anos.

Mesmo que exista certa burocracia e critérios para aprovação de projetos de financiamento junto aos bancos públicos, é um trabalho que vale a pena pelas inúmeras oportunidades geradas tanto no âmbito de crescimento do negócio, como no aspecto do desenvolvimento social e econômico do país.

Soluções:

captacao-menu Consultoria Empresarial e Financeira - T4 Consultoria Capital de Giro

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2021

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.