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    O que é Business Plan e como criar um que funcione para a sua empresa?

    Você chegou até aqui provavelmente procurando e precisando por um direcionamento para começar um novo negócio, ou até mesmo precisando organizar melhor o crescimento da sua empresa. Se é o seu caso...

    O Business Plan é a resposta para essa necessidade.

    Acompanhe as próximas linhas e descubra o que é Business Plan e como você pode criar um que traga resultados positivos para o seu negócio assim que acabar de ler.

    O que é Business Plan

    A função de um Business Plan, que também é conhecido como Plano de Negócios, é fazer um mapeamento de como será a operação de um negócio lucrativo.

    Saber o que é Business Plan, e executar um, é de importância vital mesmo para empresas que já existem.

    Se você ainda não sabe a importância do plano de negócios, sugiro que leia este artigo.

    Ele é como um manual que descreve todos os elementos necessários para um negócio funcionar, como: quanto vai custar, onde e como levantar capital, por quanto serão vendidos os produtos ou serviços, e como o lucro será adquirido.

    Todas essas informações devem ser formalizadas num documento. E agora talvez você se pergunte como fazer esse documento. Então...

    Veja agora 5 elementos essenciais para fazer um bom Business Plan para o seu negócio

    1. Sumário Executivo

    Essa parte do seu Business Plan deve estar muito bem apresentada e detalhada. Muitos stakeholders analisam principalmente essa parte num plano de negócios.

    O sumário vai resumir o que é Business Plan da sua empresa, e deve conter de 2 a 4 páginas.

    Nele será resumido o plano de negócio de forma que atraia a atenção do leitor. Você deve passar uma visão clara sobre:

    • Objetivos e a missão da sua empresa;
    • Nicho de mercado no qual irá atuar;
    • Produtos e/ou serviços que serão ofertados no mercado;
    • Produção e logística dos produtos e serviços;
    • Reconhecimento das oportunidades que existem no mercado.
    • Equipes e maquinário para operação e produção;
    • Equipes de gestão do seu negócio.

    Se você ainda não sabe como fazer isso, a consultoria especializada pode te ajudar. Entre em contato aqui.

    2. Quem é a sua empresa?

    Caso você esteja desenvolvendo e ainda descobrindo o que é Business Plan, a fim de buscar investidores para a sua empresa, você deve fazer um resumo de como é a sua empresa.

    O que você deve falar sobre sua empresa:

    • Fundação e histórico da sua empresa;
    • Se existem sócios na empresa e como é sua organização financeira;
    • Localidades dos seus estabelecimentos (lojas, escritórios, fábricas, etc);
    • Descrição dos produtos ou serviços de destaque na história da empresa;
    • Fontes externas anteriores para investimentos, financiamentos e afins;
    • Descrição de todas as obrigações, como royalties, direitos autorais, concessões de preços, arrendamentos ou outros compromissos financeiros.

    3. O Mercado de Atuação da Sua Empresa

    Aqui, cabe primeiramente fazer uma boa pesquisa de mercado para ter entendimento e um possível dimensionamento da demanda de mercado.

    Caso seu produto ou serviço já exista no mercado, avalie como a sua proposta de valor pode se destacar dos concorrentes.

    Veja alguns pontos que precisam de atenção nessa análise:

    • Quem serão os seus clientes?
    • Qual é o histórico e as projeções de crescimento do mercado?
    • Quais são os mercados atuais e os futuros que surgirão?
    • Como se vender para os diferentes sub nichos do mesmo mercado?
    • Como o seu produto e/ou serviço é comprado no mercado?
    • Quem serão seus concorrentes, como eles operam e como eles se comportaram no futuro?

    4. Plano de Marketing

    No Business Plan da sua empresa, é preciso que esteja muito bem definido como será executado o plano de marketing para promover seus produtos e serviços, gerando escoamento para vendas.

    É graças ao plano de marketing que o seu negócio vai começar a girar.

    No plano de marketing é importante definir:

    • Público-alvo e persona a serem atingidos;
    • Posicionamento da marca no mercado;
    • Fontes de prospecção de clientes;
    • Canais de comunicação para fazer as promoções;
    • Canais de relacionamento com o público;
    • Estratégia de preços;
    • Sazonalidade das campanhas de vendas;
    • Treinamentos de equipes de vendas;
    • Estratégias de escalabilidade.

    5. Como será a gestão do seu negócio

    Essa é a parte em que você conceitua a cabeça da sua empresa ou negócio.

    Nesta seção, você deve enfatizar as competências dos principais executivos que estarão liderando a empresa.

    Muitos investidores valorizam muito essa parte do Business Plan quando vão tomar a decisão de apoiar um empreendimento.

    Deixe claro qual é a estrutura de gestão planejada, de preferência de maneira gráfica com organogramas. Também defina as qualificações mínimas para as posições desse gráfico.

    Anote alguns pontos chaves sobre como detalhar a sua gestão:

    • Principais dirigentes, e qual as respectivas formações e responsabilidades;
    • Número de funcionários;
    • Métodos de avaliação de equipe e descrições dos postos de trabalho;
    • Benefícios oferecidos;
    • Equipes terceirizadas;
    • Políticas de recursos humanos.

    Conte com uma empresa experiente para elaborar seu Business Plan

    O sucesso de qualquer negócio depende diretamente da capacidade de planejamento antes de sua fundação.

    Existem muitos detalhes delicados a serem previstos na elaboração de um bom Business Plan que proporcionará crescimento para a sua empresa.

    A T4 Consultoria conta com anos de expertise nessa área, e já desenvolveu planos de negócios para diversas empresas que emplacaram um grande sucesso.

    Para conhecer mais sobre o trabalho da T4 Consultoria e saber como contratar a elaboração de um Business Plan infalível, entre em contato agora mesmo por aqui.

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