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O Balanced Scorecard: 4 perspectivas que você precisa conhecer

O Balanced Scorecard é uma ferramenta muito poderosa para ajudar a mensurar os objetivos e resultados da sua empresa. A tradução mais aproximada para o Balanced Scorecard ficaria algo como “Indicadores Balanceados de Desempenho”. Essa metodologia surgiu da necessidade de encontrar uma forma de avaliação mais eficiente e fiel à realidade das empresas nos Estados Unidos, no início década de 90. Quem desenvolveu essa metodologia foi o professor da Harvard Business School, Robert S. Kaplan, e o executivo David Norton. No início, o Balanced Scorecard era visto apenas como um modelo de avaliação da performance de uma empresa. Entretanto, com o sucesso de suas aplicações, ele acabou se tornando uma metodologia de gestão e planejamento estratégico muito eficiente e útil para as empresas. Caso você ainda não conheça, leia com atenção os próximos parágrafos e descubra como o Balanced Scorecard pode ajudar sua empresa a ter um bom plano estratégico.

Para que serve o Balanced Scorecard?

Serve, basicamente, para manter um sistema, que tenha capacidade de gerar e organizar informações precisas e detalhadas sobre o desempenho da empresa, a fim de facilitar sua tomada de decisão. Adotando o Balanced Scorecard, a sua empresa terá maior capacidade de integrar as ações estratégicas com as operacionais e organizacionais. Isso potencializa os níveis de qualidade da empresa em todos os níveis, como:
  • Satisfação dos colaboradores com o ambiente e equipes de trabalho;
  • Superação de metas pré estabelecidas;
  • Eficiência na comunicação entre os envolvidos nos processos empresariais;
  • Satisfação dos clientes com a marca, produtos e/ou serviços da empresa;
  • Disponibilidade de crédito e capital externo para investimentos em expansão e melhoramentos da empresa.
Se você quer saber melhor sobre o que é o Balanced Scorecard, aconselho que leia este artigo.

Mas em que o Balanced Scorecard é útil na minha empresa?

Existem várias aplicações possíveis dessa metodologia no dia a dia da sua empresa, como:
  • Elaborar orçamentos;
  • Realizar planejamentos;
  • Direcionar investimentos;
  • Estabelecer e monitorar metas;
  • Definir premiações por cumprimento de metas individuais e coletivas.
Para começar a pôr isto em prática, a consultoria especializada pode te ajudar.

As 4 perspectivas do Balanced Scorecard para monitorar o desempenho e objetivos da sua empresa

A melhor forma de entender o funcionamento de um organismo é conhecendo as partes dele, assim como a relação entre eles. Nesta metodologia, o entendimento e monitoramento dos índices é racionalizada em 4 perspectivas. Analisando cada perspectiva, será possível obter os indicadores. Continue a leitura e descubra quais são cada uma das perspectivas.

1ª) A perspectiva dos clientes

Esse campo de visão entende como a empresa está se relacionando e entregando valor para os seus clientes, registrando indicadores de satisfação. Os critérios de qualificação seguem diversos aspectos, como prazo, qualidade e desempenho  dos produto e/ou serviços, e ainda o relacionamento dos clientes com a empresa. Se você precisa de ajuda para potencializar esse indicador, pode começar por aqui.

2ª) A perspectiva dos processos

Nesse critério, você deve identificar através do mapeamento dos processos mais importantes e, dessa maneira, executar os objetivos da empresa, atuando sempre com a política de melhoria contínua. Vale ressaltar que devem ser otimizados principalmente os processos que agregam mais valor aos produtos e serviços da empresa, atraindo um público cada vez mais maior. Consequentemente, essa perspectiva acaba criando mais valor para investidores e acionistas interessados na sua empresa.

3ª) A perspectiva do crescimento

Essa abordagem tem como objetivo garantir o crescimento contínuo da empresa, a médio e longo prazo. Para tanto, é necessário focar em analisar e medir os investimentos em equipamentos, recursos humanos, pesquisas e desenvolvimento de novos produto ou serviços. Através desse estudo, poderão ser identificadas quais áreas de infraestrutura a empresa você deverá priorizar os investimentos.

4ª) A perspectiva financeira

Neste quadro, a análise de dados e monitoramento foca em garantir que os investimentos efetuados na empresa tenham retorno. Também serve para gerenciar de forma adequada os riscos envolvidos nos negócios assumidos. Aqui, os objetivos financeiros da empresa devem estar plenamente de acordo com o seu planejamento estratégico. Se você quiser, pode entrar em contato e alinhar esses objetivos para seguir na direção certa.

O que sua empresa ganha implantando o Balanced Scorecard?

  • Conversão de estratégias em objetivos e ações efetivas;
  • Visão clara e sistematizada de todo o desempenho operacional da empresa;
  • Constante monitoramento e mensuração dos indicadores mais importantes;
  • Capacidade de atualização rápida de planos e metas;
  • Otimização e eficiência na comunicação interna e externa da empresa;
  • Consolidação de uma cultura de aprendizado e melhoria contínua em todos os processos da empresa.

Como contratar uma empresa para fazer o Balanced Scorecard do seu negócio?

A empresa T4 Consultoria já atua no ramo de consultoria especializada há muitos anos e possui cases de sucesso que comprovam a sua expertise. Caso você precise de uma equipe que faça a aplicação do Balanced Scorecard na sua empresa, sem dores de cabeça, a T4 Consultoria tem uma equipe preparada e de prontidão para atender você começar quando quiser.

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