Você chegou até aqui provavelmente procurando e precisando por um direcionamento para começar um novo negócio, ou até mesmo precisando organizar melhor o crescimento da sua empresa. Se é o seu caso...
O Business Plan é a resposta para essa necessidade.
Acompanhe as próximas linhas e descubra o que é Business Plan e como você pode criar um que traga resultados positivos para o seu negócio assim que acabar de ler.
O que é Business Plan
A função de um Business Plan, que também é conhecido como Plano de Negócios, é fazer um mapeamento de como será a operação de um negócio lucrativo.
Saber o que é Business Plan, e executar um, é de importância vital mesmo para empresas que já existem.
Se você ainda não sabe a importância do plano de negócios, sugiro que leia este artigo.
Ele é como um manual que descreve todos os elementos necessários para um negócio funcionar, como: quanto vai custar, onde e como levantar capital, por quanto serão vendidos os produtos ou serviços, e como o lucro será adquirido.
Todas essas informações devem ser formalizadas num documento. E agora talvez você se pergunte como fazer esse documento. Então...
Veja agora 5 elementos essenciais para fazer um bom Business Plan para o seu negócio
1. Sumário Executivo
Essa parte do seu Business Plan deve estar muito bem apresentada e detalhada. Muitos stakeholders analisam principalmente essa parte num plano de negócios.
O sumário vai resumir o que é Business Plan da sua empresa, e deve conter de 2 a 4 páginas.
Nele será resumido o plano de negócio de forma que atraia a atenção do leitor. Você deve passar uma visão clara sobre:
- Objetivos e a missão da sua empresa;
- Nicho de mercado no qual irá atuar;
- Produtos e/ou serviços que serão ofertados no mercado;
- Produção e logística dos produtos e serviços;
- Reconhecimento das oportunidades que existem no mercado.
- Equipes e maquinário para operação e produção;
- Equipes de gestão do seu negócio.
Se você ainda não sabe como fazer isso, a consultoria especializada pode te ajudar. Entre em contato aqui.
2. Quem é a sua empresa?
Caso você esteja desenvolvendo e ainda descobrindo o que é Business Plan, a fim de buscar investidores para a sua empresa, você deve fazer um resumo de como é a sua empresa.
O que você deve falar sobre sua empresa:
- Fundação e histórico da sua empresa;
- Se existem sócios na empresa e como é sua organização financeira;
- Localidades dos seus estabelecimentos (lojas, escritórios, fábricas, etc);
- Descrição dos produtos ou serviços de destaque na história da empresa;
- Fontes externas anteriores para investimentos, financiamentos e afins;
- Descrição de todas as obrigações, como royalties, direitos autorais, concessões de preços, arrendamentos ou outros compromissos financeiros.
3. O Mercado de Atuação da Sua Empresa
Aqui, cabe primeiramente fazer uma boa pesquisa de mercado para ter entendimento e um possível dimensionamento da demanda de mercado.
Caso seu produto ou serviço já exista no mercado, avalie como a sua proposta de valor pode se destacar dos concorrentes.
Veja alguns pontos que precisam de atenção nessa análise:
- Quem serão os seus clientes?
- Qual é o histórico e as projeções de crescimento do mercado?
- Quais são os mercados atuais e os futuros que surgirão?
- Como se vender para os diferentes sub nichos do mesmo mercado?
- Como o seu produto e/ou serviço é comprado no mercado?
- Quem serão seus concorrentes, como eles operam e como eles se comportaram no futuro?
4. Plano de Marketing
No Business Plan da sua empresa, é preciso que esteja muito bem definido como será executado o plano de marketing para promover seus produtos e serviços, gerando escoamento para vendas.
É graças ao plano de marketing que o seu negócio vai começar a girar.
No plano de marketing é importante definir:
- Público-alvo e persona a serem atingidos;
- Posicionamento da marca no mercado;
- Fontes de prospecção de clientes;
- Canais de comunicação para fazer as promoções;
- Canais de relacionamento com o público;
- Estratégia de preços;
- Sazonalidade das campanhas de vendas;
- Treinamentos de equipes de vendas;
- Estratégias de escalabilidade.
5. Como será a gestão do seu negócio
Essa é a parte em que você conceitua a cabeça da sua empresa ou negócio.
Nesta seção, você deve enfatizar as competências dos principais executivos que estarão liderando a empresa.
Muitos investidores valorizam muito essa parte do Business Plan quando vão tomar a decisão de apoiar um empreendimento.
Deixe claro qual é a estrutura de gestão planejada, de preferência de maneira gráfica com organogramas. Também defina as qualificações mínimas para as posições desse gráfico.
Anote alguns pontos chaves sobre como detalhar a sua gestão:
- Principais dirigentes, e qual as respectivas formações e responsabilidades;
- Número de funcionários;
- Métodos de avaliação de equipe e descrições dos postos de trabalho;
- Benefícios oferecidos;
- Equipes terceirizadas;
- Políticas de recursos humanos.
Conte com uma empresa experiente para elaborar seu Business Plan
O sucesso de qualquer negócio depende diretamente da capacidade de planejamento antes de sua fundação.
Existem muitos detalhes delicados a serem previstos na elaboração de um bom Business Plan que proporcionará crescimento para a sua empresa.
A T4 Consultoria conta com anos de expertise nessa área, e já desenvolveu planos de negócios para diversas empresas que emplacaram um grande sucesso.
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