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O que é Business Plan e como criar um que funcione para a sua empresa?

Você chegou até aqui provavelmente procurando e precisando por um direcionamento para começar um novo negócio, ou até mesmo precisando organizar melhor o crescimento da sua empresa. Se é o seu caso... O Business Plan é a resposta para essa necessidade. Acompanhe as próximas linhas e descubra o que é Business Plan e como você pode criar um que traga resultados positivos para o seu negócio assim que acabar de ler.

O que é Business Plan

A função de um Business Plan, que também é conhecido como Plano de Negócios, é fazer um mapeamento de como será a operação de um negócio lucrativo. Saber o que é Business Plan, e executar um, é de importância vital mesmo para empresas que já existem. Se você ainda não sabe a importância do plano de negócios, sugiro que leia este artigo. Ele é como um manual que descreve todos os elementos necessários para um negócio funcionar, como: quanto vai custar, onde e como levantar capital, por quanto serão vendidos os produtos ou serviços, e como o lucro será adquirido. Todas essas informações devem ser formalizadas num documento. E agora talvez você se pergunte como fazer esse documento. Então...

Veja agora 5 elementos essenciais para fazer um bom Business Plan para o seu negócio

1. Sumário Executivo

Essa parte do seu Business Plan deve estar muito bem apresentada e detalhada. Muitos stakeholders analisam principalmente essa parte num plano de negócios. O sumário vai resumir o que é Business Plan da sua empresa, e deve conter de 2 a 4 páginas. Nele será resumido o plano de negócio de forma que atraia a atenção do leitor. Você deve passar uma visão clara sobre:
  • Objetivos e a missão da sua empresa;
  • Nicho de mercado no qual irá atuar;
  • Produtos e/ou serviços que serão ofertados no mercado;
  • Produção e logística dos produtos e serviços;
  • Reconhecimento das oportunidades que existem no mercado.
  • Equipes e maquinário para operação e produção;
  • Equipes de gestão do seu negócio.
Se você ainda não sabe como fazer isso, a consultoria especializada pode te ajudar. Entre em contato aqui.

2. Quem é a sua empresa?

Caso você esteja desenvolvendo e ainda descobrindo o que é Business Plan, a fim de buscar investidores para a sua empresa, você deve fazer um resumo de como é a sua empresa. O que você deve falar sobre sua empresa:
  • Fundação e histórico da sua empresa;
  • Se existem sócios na empresa e como é sua organização financeira;
  • Localidades dos seus estabelecimentos (lojas, escritórios, fábricas, etc);
  • Descrição dos produtos ou serviços de destaque na história da empresa;
  • Fontes externas anteriores para investimentos, financiamentos e afins;
  • Descrição de todas as obrigações, como royalties, direitos autorais, concessões de preços, arrendamentos ou outros compromissos financeiros.

3. O Mercado de Atuação da Sua Empresa

Aqui, cabe primeiramente fazer uma boa pesquisa de mercado para ter entendimento e um possível dimensionamento da demanda de mercado. Caso seu produto ou serviço já exista no mercado, avalie como a sua proposta de valor pode se destacar dos concorrentes. Veja alguns pontos que precisam de atenção nessa análise:
  • Quem serão os seus clientes?
  • Qual é o histórico e as projeções de crescimento do mercado?
  • Quais são os mercados atuais e os futuros que surgirão?
  • Como se vender para os diferentes sub nichos do mesmo mercado?
  • Como o seu produto e/ou serviço é comprado no mercado?
  • Quem serão seus concorrentes, como eles operam e como eles se comportaram no futuro?

4. Plano de Marketing

No Business Plan da sua empresa, é preciso que esteja muito bem definido como será executado o plano de marketing para promover seus produtos e serviços, gerando escoamento para vendas. É graças ao plano de marketing que o seu negócio vai começar a girar. No plano de marketing é importante definir:
  • Público-alvo e persona a serem atingidos;
  • Posicionamento da marca no mercado;
  • Fontes de prospecção de clientes;
  • Canais de comunicação para fazer as promoções;
  • Canais de relacionamento com o público;
  • Estratégia de preços;
  • Sazonalidade das campanhas de vendas;
  • Treinamentos de equipes de vendas;
  • Estratégias de escalabilidade.

5. Como será a gestão do seu negócio

Essa é a parte em que você conceitua a cabeça da sua empresa ou negócio. Nesta seção, você deve enfatizar as competências dos principais executivos que estarão liderando a empresa. Muitos investidores valorizam muito essa parte do Business Plan quando vão tomar a decisão de apoiar um empreendimento. Deixe claro qual é a estrutura de gestão planejada, de preferência de maneira gráfica com organogramas. Também defina as qualificações mínimas para as posições desse gráfico. Anote alguns pontos chaves sobre como detalhar a sua gestão:
  • Principais dirigentes, e qual as respectivas formações e responsabilidades;
  • Número de funcionários;
  • Métodos de avaliação de equipe e descrições dos postos de trabalho;
  • Benefícios oferecidos;
  • Equipes terceirizadas;
  • Políticas de recursos humanos.

Conte com uma empresa experiente para elaborar seu Business Plan

O sucesso de qualquer negócio depende diretamente da capacidade de planejamento antes de sua fundação. Existem muitos detalhes delicados a serem previstos na elaboração de um bom Business Plan que proporcionará crescimento para a sua empresa. A T4 Consultoria conta com anos de expertise nessa área, e já desenvolveu planos de negócios para diversas empresas que emplacaram um grande sucesso. Para conhecer mais sobre o trabalho da T4 Consultoria e saber como contratar a elaboração de um Business Plan infalível, entre em contato agora mesmo por aqui.

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