A competitividade do mercado exige que as empresas sejam, ao mesmo tempo, flexíveis e dinâmicas. Flexíveis para se adaptarem às mudanças e dinâmicas para fazerem isso com rigor e agilidade.
São nesses quesitos que a controladoria estratégica contribui na empresa.
Esse é um tipo de competência que se adquire por meios acadêmicos e também é necessário muita vivência e empirismo para implantar isso numa empresa.
Fique atento ao conteúdo a seguir para entender como a controladoria estratégica vai contribuir para o sucesso do seu negócio ainda hoje.
Talvez você ainda não saiba exatamente o que isso significa. Portanto, vamos começar dissecando esse termo, para você compreender melhor essa atividade, que é essencial para uma empresa que quer chegar longe.
Controladoria é uma ciência específica
Esse é o primeiro ponto a ser entendido. Geralmente, ela está ligada às ciências contábeis, e tem por objetivo:
- Coletar;
- Processar;
- Organizar...
Dados essenciais e atemporais dentro de uma empresa, de forma que facilite os as suas tomadas de decisão. Para se obter um bom desempenho da atividade de controladoria, é necessário ter um ótimo conhecimento do setor de atividade da empresa, bem como suas vantagens e desvantagens.
É preciso também um profundo conhecimento sobre a história da empresa, sua missão, metas, políticas, pontos fracos e potencialidades.
Estratégia é uma arte, uma competência
Ela diz respeito à capacidade competência de empregar os meios e recursos disponíveis e explorar condições favoráveis, com a intenção de realizar objetivos pré determinados.
A parte estratégica exige que você tenha capacidade de raciocínio lógico, prevendo possíveis reações a ações realizadas.
Mas se você está preocupado com isso, fique tranquilo. A estratégia não é algo intrínseco, que vem apenas de dentro, mas pode ser aprendida também, com experiência e treinamento.
A estratégia vai definir a escolha do segmento de mercado e também dos clientes que serão servidos, identificando os processos e elementos necessários para tal.
Por meio da estratégia você também pode selecionar e priorizar capacidades individuais e organizacionais, alcançando com mais rapidez e qualidade os objetivos internos, financeiros e de satisfação dos clientes.
Controladoria estratégica como ferramenta de atualização e progresso da empresa
Agora que está mais claro cada um dos elementos citados acima, você pode entender melhor a função da controladoria estratégica na sua empresa.
Ela é fundamental para que você alcance flexibilidade e dinamismo diante das transformações do ambiente externo à sua empresa.
A controladoria estratégica garante estabilidade na estrutura organizacional da empresa e o cumprimento de suas metas e objetivos.
A função da controladoria estratégica é monitorar e processar informações globais e detalhadas referentes à empresa e ao mercado em que atua.
Isso abastecerá os responsáveis pelo planejamento estratégico da empresa com informações de natureza financeira ou não financeira, apoiando a análise, planejamento, implementação e controle de todas as estratégias traçadas para o modelo de negócio.
Por que você precisa ter uma controladoria estratégica?
Imagine que você programou uma viagem longa de carro. Você traçou a rota, programou as paradas, calculou e os custos e partiu. Porém, no meio do caminho, um trecho da estrada programada está interditada e você é obrigado a fazer um desvio.
Para contornar a situação, você precisará saber tudo sobre o seu carro; quantos quilômetros foram rodados, quanto de combustível você ainda tem, qual é a parada mais próxima...
Enfim, você precisará do máximo de detalhes para alterar o seu plano sem deixar de chegar ao destino final.
A controladoria estratégica funciona de forma semelhante: ela fornece dados e informações necessárias para que o plano estratégico seja cumprido, sem comprometer a organização da empresa, mesmo que ocorram imprevistos na trajetória.
Vantagens que só a controladoria estratégica proporciona
- Diagnosticar deficiências dentro dos processos da empresa;
- Identificar situações de progresso, estagnação ou recuo no desempenho da empresa;
- Pontuar potencialidades dentro do mercado e aproveitar oportunidades eficientemente;
- Otimizar os resultados dos processo internos da empresa;
- Prever futuros desafios dentro do mercado.
Tenha uma alta performance com a controladoria estratégica para sua empresa
A controladoria estratégica exige bastante know-how e não pode ser negligenciada dentro de uma empresa. Ela pode ser a diferença entre o abismo do fracasso e um sucesso colossal.
A T4 Consultoria pode ajudar o seu negócio a desenvolver uma controladoria estratégica exemplar. Conheça nossa proposta acessando aqui.