Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Controladoria estratégica: porque você deve fazer agora

A competitividade do mercado exige que as empresas sejam, ao mesmo tempo, flexíveis e dinâmicas. Flexíveis para se adaptarem às mudanças e dinâmicas para fazerem isso com rigor e agilidade. São nesses quesitos que a controladoria estratégica contribui na empresa. Esse é um tipo de competência que se adquire por meios acadêmicos e também  é necessário muita vivência e empirismo para implantar isso numa empresa. Fique atento ao conteúdo a seguir para entender como a controladoria estratégica vai contribuir para o sucesso do seu negócio ainda hoje. Talvez você ainda não saiba exatamente o que isso significa. Portanto, vamos começar dissecando esse termo, para você compreender melhor essa atividade, que é essencial para uma empresa que quer chegar longe.

Controladoria é uma ciência específica

Esse é o primeiro ponto a ser entendido. Geralmente, ela está ligada às ciências contábeis, e tem por objetivo:
  1. Coletar;
  2. Processar;
  3. Organizar...
Dados essenciais e atemporais dentro de uma empresa, de forma que facilite os as suas tomadas de decisão. Para se obter um bom desempenho da atividade de controladoria, é necessário ter um ótimo conhecimento do setor de atividade da empresa, bem como suas vantagens e desvantagens. É preciso também um profundo conhecimento sobre a história da empresa, sua missão, metas, políticas, pontos fracos e potencialidades.

Estratégia é uma arte, uma competência

Ela diz respeito à capacidade competência de empregar os meios e recursos disponíveis e explorar condições favoráveis, com a intenção de realizar objetivos pré determinados. A parte estratégica exige que você tenha capacidade de raciocínio lógico, prevendo possíveis reações a ações realizadas. Mas se você está preocupado com isso, fique tranquilo. A estratégia não é algo intrínseco, que vem apenas de dentro, mas pode ser aprendida também, com experiência e treinamento. A estratégia vai definir a escolha do segmento de mercado e também dos clientes que serão servidos, identificando os processos e elementos necessários para tal. Por meio da estratégia você também pode selecionar e priorizar capacidades individuais e organizacionais, alcançando com mais rapidez e qualidade os objetivos internos, financeiros e de satisfação dos clientes.

Controladoria estratégica como ferramenta de atualização e progresso da empresa

Agora que está mais claro cada um dos elementos citados acima, você pode entender melhor a função da controladoria estratégica na sua empresa. Ela é fundamental para que você alcance flexibilidade e dinamismo diante das transformações do ambiente externo à sua empresa. A controladoria estratégica garante estabilidade na estrutura organizacional da empresa e o cumprimento de suas metas e objetivos. A função da controladoria estratégica é monitorar e processar informações globais e detalhadas referentes à empresa e ao mercado em que atua. Isso abastecerá os responsáveis pelo planejamento estratégico da empresa com informações de natureza financeira ou não financeira, apoiando a análise, planejamento, implementação e controle de todas as estratégias traçadas para o modelo de negócio.

Por que você precisa ter uma controladoria estratégica?

Imagine que você programou uma viagem longa de carro. Você traçou a rota, programou as paradas, calculou e os custos e partiu. Porém, no meio do caminho, um trecho da estrada programada está interditada e você é obrigado a fazer um desvio. Para contornar a situação, você precisará saber tudo sobre o seu carro; quantos quilômetros foram rodados, quanto de combustível você ainda tem, qual é a parada mais próxima... Enfim, você precisará do máximo de detalhes para alterar o seu plano sem deixar de chegar ao destino final. A controladoria estratégica funciona de forma semelhante: ela fornece dados e informações necessárias para que o plano estratégico seja cumprido, sem comprometer a organização da empresa, mesmo que ocorram imprevistos na trajetória.

Vantagens que só a controladoria estratégica proporciona

  • Diagnosticar deficiências dentro dos processos da empresa;
  • Identificar situações de progresso, estagnação ou recuo no desempenho da empresa;
  • Pontuar potencialidades dentro do mercado e aproveitar oportunidades eficientemente;
  • Otimizar os resultados dos processo internos da empresa;
  • Prever futuros desafios dentro do mercado.

Tenha uma alta performance com a controladoria estratégica para sua empresa

A controladoria estratégica exige bastante know-how e não pode ser negligenciada dentro de uma empresa. Ela pode ser a diferença entre o abismo do fracasso e um sucesso colossal. A T4 Consultoria pode ajudar o seu negócio a desenvolver uma controladoria estratégica exemplar. Conheça nossa proposta acessando aqui.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.