Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Qual é a necessidade de capital de giro para a sua empresa?

Toda empresa é uma espécie de organismo institucional, composto por diversas partes interdependentes que mantêm o conjunto todo vivo. A necessidade de capital de giro de uma empresa é como a necessidade de oxigênio para o corpo humano. Sem eles, nenhum dos dois organismos funcionam. Saber exatamente qual é necessidade de capital de giro e o que ele representa na sua empresa é pré requisito para que seu negócio tenha o mínimo de chances no mercado. Acompanhe agora este artigo e entenda o que é preciso!

Em primeiro lugar: você sabe o que é capital de giro?

O capital de giro é o combustível que vai permitir o funcionamento de todas as operações de produção e administração de um negócio. Ele engloba todas as contas financeiras que movimentam o cotidiano produtivo da empresa. Você precisa ter tudo na ponta do lápis para saber qual é o custo de operação do seu negócio. Alguns elementos que você deve considerar, são:
  • Matéria-prima e infra-estrutura necessária (incluindo custos de manutenção);
  • Pagamento de salários de funcionários e contratação de terceirizados;
  • Impostos, títulos, pagamento de empréstimos e encargos sociais;
  • Investimentos em marketing e prospecção de clientes;
  • Cursos de aprimoramento e capacitação de equipes.
O plano de negócio de qualquer empresa também deve detalhar as fontes de recursos que vão financiar o seu capital de giro, para a saúde financeira da empresa.

Índice NCG: a Necessidade de Capital de Giro da sua empresa.

A necessidade de capital de giro é definida pela diferença entre o total de recursos aplicados e o total de recursos necessários para financiá-lo. Assim, define-se qual o valor dos recursos que a empresa precisa para manter seus compromissos financeiros.

Conhecer o NCG da sua empresa permite melhor planejamento e antecipação aos desafios do mercado

Pois, a partir dessa definição, ficará mais claro prever quais serão as fontes externas para financiar o capital de giro e qual o seu valor exato. E analisar isso ainda no plano de negócio, vai contribuir para análises e tomadas de decisões mais assertivas. Dessa forma, podem ser investigadas quais fontes externas serão mais adequadas para financiar o capital de giro, como investidores, empréstimos e programas governamentais de crédito.

Você pode definir o NCG a partir do seu balanço patrimonial

A necessidade de capital de giro da sua empresa é resultado da composição dos recursos aplicados por ela e o financiamento externo de capital de giro. Os recursos aplicados pela empresa, ou ativos circulantes, podem ser entendidos como as contas a receber dos clientes, como:
  • Valor em caixa;
  • Seu valor em estoque;
  • E quando houver, créditos bancários disponíveis etc.
Em contraposição existem os Passivos Circulantes, que são a somatória das despesas fixas do negócio, como:
  • Salários;
  • Energia;
  • Aluguel;
  • Telecomunicações;
  • Impostos;
  • Pagamentos de fornecedores de matéria-prima e mercadorias;
  • Contratação de serviços terceirizados etc.
Dessa forma, podemos entender a necessidade de capital de giro na seguinte equação:

NGC = Ativos circulantes - Passivos circulantes

Nessa conta, caso o NCG seja negativo, significa que a empresa precisa planejar como ou por onde poderá obter recursos externos para suprir seu capital de giro e garantir que o negócio funcione.

Você também pode definir o NCG a partir do seu ciclo financeiro

A necessidade capital de giro também pode ser definida em função do ciclo de financeiro da empresa. Faça uma análise sobre os recebimentos das vendas, em contraposição aos prazos de pagamentos das obrigações financeiras da empresa. Quanto maior for o ciclo financeiro do negócio, maior será a necessidade de capital de giro. Pois, isso significa pagar mais cedo e receber mais tarde. Deve-se levar em conta os prazos médios de recebimentos e também os de pagamentos. Podemos então resumir na equação:

NCG = Prazos médios de recebimento - Prazos médios de pagamento

Dessa forma, o número de dias que faltam para o negócio necessitar de mais capital de giro passa a ser o fator preponderante. Ou seja, quando será necessário mais capital para a continuidade dos processos da empresa? Essa é a pergunta que dá o parâmetro.

Consulte especialistas para ajudar a sua empresa

Entender qual é a necessidade de capital de giro da sua empresa é crucial para a vida do seu negócio. Organizar a operação financeira da sua empresa para definir corretamente o NCG vai permitir que você preveja futuros problemas financeiros que poderiam levar seu negócio à ruína. Se você precisa de um atendimento especializado sobre o assunto, a T4 Consultoria tem soluções “fora da caixa”. Quer conhecer? Então, converse com um de nossos especialistas.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.