Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

O que não te contaram sobre empresa familiar. Você pode estar à beira do abismo!

Infelizmente, nem toda empresa familiar se mantém bem-sucedida ao longo dos anos. Segundo o Sebrae, 90% das empresas existentes no Brasil são familiares. No entanto, apenas 30 em cada 100 dessas organizações conseguem ultrapassar a 2ª geração familiar. O percentual de sobrevivência é ainda mais baixo para a 3ª geração, onde somente 5% das empresas conseguem se manter abertas e ativas. Essa é uma questão que intriga grande parte dos gestores e diretores de companhias familiares.   Para evitar a falência no processo de sucessão entre uma geração e outra, é indispensável contar com estratégias eficazes a médio prazo. Porém, nem todos os empresários sabem disso e os negócios se tornam mais arriscados, à beira do abismo. Será que você faz parte desse grupo? Continue lendo e descubra a seguir o que não te contaram sobre esse assunto e saiba como conduzir o seu negócio sob uma boa gestão!

Uma empresa familiar pode se levar sozinha à destruição ou ao crescimento

Essa informação é impactante, não é mesmo? Qualquer negócio que envolve laços familiares possui desafios a serem vencidos para crescer constantemente. Conflitos e falta de planejamento, por exemplo, podem levar até uma grande organização à falência. No entanto, uma empresa familiar possui muitos pontos positivos que a conduzem ao sucesso. É o caso de ter relacionamentos mais duradouros, lideranças longas e estáveis, investimentos de longo prazo, maior lealdade, determinação e confiança. O histórico de uma empresa pode ser marcado por ondas de instabilidade, evolução e aprendizado. Confira a seguir um exemplo de empresa familiar que está trabalhando para sair da crise, com esforços voltados ao crescimento.

Case de estudo: Lojas Marisa

Fundada em 1948, a Lojas Marisa é a quarta varejista de moda do país. No entanto, ela perdeu mercado no ano de 2016, com uma queda de quase 9% na receita líquida. Para sair da crise, a empresa colocou em prática um plano de ação voltado ao crescimento. Após quase 70 anos, a organização nomeou à presidência um executivo que não era da família, Marcelo Araújo. Uma das primeiras iniciativas do novo presidente foi a contratação de uma consultoria para realizar um profundo diagnóstico da empresa. Marcelo conta em entrevista a Época Negócios que, a partir desse trabalho, foi elaborado um plano de três anos, com mais de 300 ações para preparar a companhia a um futuro ciclo de crescimento. Alguns especialistas defendem que situações como essa poderiam ser evitadas com um plano de sucessão. No entanto, mais de 40% das empresas familiares em mais de 50 países não fazem isso. Afinal, por que ele seria importante?

O diferencial do plano de sucessão

Uma gestão familiar que gera resultados exige a profissionalização dos negócios, que pode ser desenvolvida a partir de ferramentas, como o plano de sucessão. Neste plano são definidos os passos em direção a longevidade da organização. A ideia é profissionalizar a linha de sucessores e demais lideranças, identificando os objetivos a serem alcançados de curto a longo prazo. Neste sentido, esse processo deve conter:

Estratégias de médio prazo para uma boa gestão familiar

As estratégias de médio prazo garantem a sustentabilidade presente e futura dos negócios, pois criam uma ponte entre o imediato e o depois. Confira algumas a seguir:
  • Profissionalização dos membros familiares;
  • União de esforços para a inovação;
  • Otimização de processos;
  • Captação de novos talentos;
  • Diagnóstico periódico da empresa;
  • Acompanhamento do plano de sucessão;
  • Execução dos planos voltados ao crescimento.
Seguindo o case da Lojas Marisa, a empresa familiar adotou o diagnóstico, plano de crescimento e captação de novos talentos, contratando o primeiro presidente e demais líderes que não pertenciam a família. O resultado ainda será visto daqui a alguns anos, mas ao que tudo indica será positivo. E você, já pensou na diferença que essas estratégias podem fazer pelo seu negócio?

Tenha uma empresa familiar de sucesso!

O sucesso de uma empresa familiar envolve planejamento, profissionalização e comunicação. Talvez um serviço especializado no assunto possa te ajudar a colocar tudo isso e muito mais em prática. Quer saber como? Conheça as soluções completas da T4 Consultoria e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.