Infelizmente, nem toda empresa familiar se mantém bem-sucedida ao longo dos anos. Segundo o Sebrae, 90% das empresas existentes no Brasil são familiares. No entanto, apenas 30 em cada 100 dessas organizações conseguem ultrapassar a 2ª geração familiar.
O percentual de sobrevivência é ainda mais baixo para a 3ª geração, onde somente 5% das empresas conseguem se manter abertas e ativas. Essa é uma questão que intriga grande parte dos gestores e diretores de companhias familiares.
Para evitar a falência no processo de sucessão entre uma geração e outra, é indispensável contar com estratégias eficazes a médio prazo. Porém, nem todos os empresários sabem disso e os negócios se tornam mais arriscados, à beira do abismo.
Será que você faz parte desse grupo? Continue lendo e descubra a seguir o que não te contaram sobre esse assunto e saiba como conduzir o seu negócio sob uma boa gestão!
Uma empresa familiar pode se levar sozinha à destruição ou ao crescimento
Essa informação é impactante, não é mesmo? Qualquer negócio que envolve laços familiares possui desafios a serem vencidos para crescer constantemente. Conflitos e falta de planejamento, por exemplo, podem levar até uma grande organização à falência.
No entanto, uma empresa familiar possui muitos pontos positivos que a conduzem ao sucesso. É o caso de ter relacionamentos mais duradouros, lideranças longas e estáveis, investimentos de longo prazo, maior lealdade, determinação e confiança.
O histórico de uma empresa pode ser marcado por ondas de instabilidade, evolução e aprendizado. Confira a seguir um exemplo de empresa familiar que está trabalhando para sair da crise, com esforços voltados ao crescimento.
Case de estudo: Lojas Marisa
Fundada em 1948, a Lojas Marisa é a quarta varejista de moda do país. No entanto, ela perdeu mercado no ano de 2016, com uma queda de quase 9% na receita líquida. Para sair da crise, a empresa colocou em prática um plano de ação voltado ao crescimento.
Após quase 70 anos, a organização nomeou à presidência um executivo que não era da família, Marcelo Araújo. Uma das primeiras iniciativas do novo presidente foi a contratação de uma consultoria para realizar um profundo diagnóstico da empresa.
Marcelo conta em entrevista a Época Negócios que, a partir desse trabalho, foi elaborado um plano de três anos, com mais de 300 ações para preparar a companhia a um futuro ciclo de crescimento.
Alguns especialistas defendem que situações como essa poderiam ser evitadas com um plano de sucessão. No entanto, mais de 40% das empresas familiares em mais de 50 países não fazem isso. Afinal, por que ele seria importante?
O diferencial do plano de sucessão
Uma gestão familiar que gera resultados exige a profissionalização dos negócios, que pode ser desenvolvida a partir de ferramentas, como o plano de sucessão. Neste plano são definidos os passos em direção a longevidade da organização.
A ideia é profissionalizar a linha de sucessores e demais lideranças, identificando os objetivos a serem alcançados de curto a longo prazo. Neste sentido, esse processo deve conter:
Estratégias de médio prazo para uma boa gestão familiar
As estratégias de médio prazo garantem a sustentabilidade presente e futura dos negócios, pois criam uma ponte entre o imediato e o depois. Confira algumas a seguir:
- Profissionalização dos membros familiares;
- União de esforços para a inovação;
- Otimização de processos;
- Captação de novos talentos;
- Diagnóstico periódico da empresa;
- Acompanhamento do plano de sucessão;
- Execução dos planos voltados ao crescimento.
Seguindo o case da Lojas Marisa, a empresa familiar adotou o diagnóstico, plano de crescimento e captação de novos talentos, contratando o primeiro presidente e demais líderes que não pertenciam a família.
O resultado ainda será visto daqui a alguns anos, mas ao que tudo indica será positivo. E você, já pensou na diferença que essas estratégias podem fazer pelo seu negócio?
Tenha uma empresa familiar de sucesso!
O sucesso de uma empresa familiar envolve planejamento, profissionalização e comunicação. Talvez um serviço especializado no assunto possa te ajudar a colocar tudo isso e muito mais em prática.
Quer saber como? Conheça as soluções completas da T4 Consultoria e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.