Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Empreendedorismo feminino e a mulher no mundo dos negócios

Você já acessou algum levantamento sobre o empreendedorismo feminino nos últimos anos? Esse é um dos temas mais analisados e discutidos amplamente na mídia.  Afinal, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço nos negócios. O Portal Empreendedores Web cita um levantamento interessante sobre o assunto, no qual os Estados Unidos lideram a lista dos países com mais empreendedoras, seguidos pela Austrália, Reino Unido e Dinamarca. Infelizmente, o Brasil ocupa a 55ª posição. Apesar disso, o número de empresárias subiu 34% nos últimos quatorze anos em nosso país, conforme cita o Portal Brasil. Isso porque, em 2014, aproximadamente 7,9 milhões de mulheres abriram micro e pequenas empresas para alcançar a autonomia financeira. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são poucas as mulheres que estão dominando o mundo dos negócios. Falaremos sobre isso nas próximas linhas com informações reais que podem fazer você mudar de perspectiva! Vamos lá?

Entendendo o empreendedorismo feminino em dados

De acordo com a pesquisa Empreendedorismo no Brasil, realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2014, 51,2% dos empreendedores que iniciam negócios são mulheres.

Onde elas estão?

Espalhadas por todo o país. Apenas o estado de São Paulo conta com mais de 1,4 milhão de empreendedoras, dado que representa 1/5 do total das empresárias no país. Neste estado, a taxa de crescimento do empreendedorismo feminino foi de quase 4% ao ano.

Chefiando em casa...

No contexto da renda familiar, as empreendedoras têm se tornado grandes responsáveis pelos domicílios. O Portal Brasil cita que quatro em cada dez lares são chefiados por brasileiras. Dessas, cerca de 40% são proprietárias de negócios.

Será que é tarde para começar?

A faixa etária é uma objeção para muitas mulheres começarem a empreender.  Porém, 62,4% das empresárias possuem entre 25 e 49 anos e trabalham predominantemente no setor de serviços, segundo o Sebrae. Muitas trabalham em casa!

A oportunidade de ganhar mais

Esse é um fator significativo para as mulheres nos negócios.  Na comparação entre mulheres empreendedoras e mulheres ocupadas (abrange todo tipo de ocupação), as empreendedoras possuem uma remuneração maior: R$ 1.847,00 ante R$ 1.281,00.

Quais os cargos dominam?

As mulheres vêm assumindo responsabilidades da alta administração em diversos tipos de negócios. Quase 44% dos cargos de gerência de micro e pequenas empresas são ocupados por mulheres. No meio de tantos dados positivos sobre o empreendedorismo feminino, existe um que passa despercebido por muitas pessoas...

A disparidade entre mulheres e homens no início e desenvolvimento de negócios

Apesar de 51,2% dos empreendimentos serem iniciados por mulheres, os homens são mais presentes em termos de empreendedorismo em estágio estabelecido. Eles representam 54,9% dos profissionais que mantém um negócio ativo. Esse é um problema pequeno, porém, comum dentro do empreendedorismo feminino, já que muitas mulheres possuem um empreendimento, mas não se sentem motivadas para investir mais recursos, a fim de fazer com que os seus projetos conquistem mais resultados. As necessidades das empresárias estão relacionadas a:
  • Definição do nicho de mercado;
  • Estratégias de vendas;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Atendimento;
  • Estabelecimento do capital para o negócio;
  • Entre outras.
Na verdade, esses são os mesmos desafios apontados por qualquer empreendedor. Para mudar essa situação, é importante investir em capacitação, a fim de alcançar boas experiências e aprendizado no mercado, além de..

Começar a gerar grandes resultados

O empreendedorismo feminino é real e gera grandes resultados. No entanto, para atuar nesta área e ter sucesso, é interessante que a mulher, assim como outros empreendedores, conte com profissionais especializados no assunto. A T4 Consultoria possui uma equipe qualificada em negócios que pode te ajudar com isso. Para saber mais, conheça os nossos serviços e converse com um de nossos especialistas para saber como podemos alavancar o seu potencial.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.