Você já acessou algum levantamento sobre o empreendedorismo feminino nos últimos anos? Esse é um dos temas mais analisados e discutidos amplamente na mídia. Afinal, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço nos negócios.
O Portal Empreendedores Web cita um levantamento interessante sobre o assunto, no qual os Estados Unidos lideram a lista dos países com mais empreendedoras, seguidos pela Austrália, Reino Unido e Dinamarca. Infelizmente, o Brasil ocupa a 55ª posição.
Apesar disso, o número de empresárias subiu 34% nos últimos quatorze anos em nosso país, conforme cita o Portal Brasil. Isso porque, em 2014, aproximadamente 7,9 milhões de mulheres abriram micro e pequenas empresas para alcançar a autonomia financeira.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são poucas as mulheres que estão dominando o mundo dos negócios. Falaremos sobre isso nas próximas linhas com informações reais que podem fazer você mudar de perspectiva! Vamos lá?
Entendendo o empreendedorismo feminino em dados
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo no Brasil, realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2014, 51,2% dos empreendedores que iniciam negócios são mulheres.
Onde elas estão?
Espalhadas por todo o país. Apenas o estado de São Paulo conta com mais de 1,4 milhão de empreendedoras, dado que representa 1/5 do total das empresárias no país. Neste estado, a taxa de crescimento do empreendedorismo feminino foi de quase 4% ao ano.
Chefiando em casa...
No contexto da renda familiar, as empreendedoras têm se tornado grandes responsáveis pelos domicílios. O Portal Brasil cita que quatro em cada dez lares são chefiados por brasileiras. Dessas, cerca de 40% são proprietárias de negócios.
Será que é tarde para começar?
A faixa etária é uma objeção para muitas mulheres começarem a empreender. Porém, 62,4% das empresárias possuem entre 25 e 49 anos e trabalham predominantemente no setor de serviços, segundo o Sebrae. Muitas trabalham em casa!
A oportunidade de ganhar mais
Esse é um fator significativo para as mulheres nos negócios. Na comparação entre mulheres empreendedoras e mulheres ocupadas (abrange todo tipo de ocupação), as empreendedoras possuem uma remuneração maior: R$ 1.847,00 ante R$ 1.281,00.
Quais os cargos dominam?
As mulheres vêm assumindo responsabilidades da alta administração em diversos tipos de negócios. Quase 44% dos cargos de gerência de micro e pequenas empresas são ocupados por mulheres.
No meio de tantos dados positivos sobre o empreendedorismo feminino, existe um que passa despercebido por muitas pessoas...
A disparidade entre mulheres e homens no início e desenvolvimento de negócios
Apesar de 51,2% dos empreendimentos serem iniciados por mulheres, os homens são mais presentes em termos de empreendedorismo em estágio estabelecido. Eles representam 54,9% dos profissionais que mantém um negócio ativo.
Esse é um problema pequeno, porém, comum dentro do empreendedorismo feminino, já que muitas mulheres possuem um empreendimento, mas não se sentem motivadas para investir mais recursos, a fim de fazer com que os seus projetos conquistem mais resultados. As necessidades das empresárias estão relacionadas a:
- Definição do nicho de mercado;
- Estratégias de vendas;
- Relacionamento com os clientes;
- Atendimento;
- Estabelecimento do capital para o negócio;
- Entre outras.
Na verdade, esses são os mesmos desafios apontados por qualquer empreendedor. Para mudar essa situação, é importante investir em capacitação, a fim de alcançar boas experiências e aprendizado no mercado, além de..
Começar a gerar grandes resultados
O empreendedorismo feminino é real e gera grandes resultados. No entanto, para atuar nesta área e ter sucesso, é interessante que a mulher, assim como outros empreendedores, conte com profissionais especializados no assunto.
A T4 Consultoria possui uma equipe qualificada em negócios que pode te ajudar com isso. Para saber mais, conheça os nossos serviços e converse com um de nossos especialistas para saber como podemos alavancar o seu potencial.