Descobrir como sair das dividas pode ser um desafio comparado ao desvio de um iceberg em alto mar. O endividamento é como a ponta de um grande bloco de gelo flutuante, o qual de longe parece estar apenas acima do mar.
No entanto, as dívidas são a parte visível de uma enorme plataforma de problemas financeiros e administrativos que, se somados, podem levar ao fechamento de uma empresa.
É o caso da Guerra S. A., declarada como falida em novembro de 2017.
Considerada, por muito tempo, como a segunda maior no segmento de implementos rodoviários no Brasil, a Guerra encontrava-se, desde 2015, em processo de recuperação judicial.
Estima-se que as dívidas atuais da companhia somam, aproximadamente, R$ 300 milhões. Esse é o exemplo de uma empresa que já chegou a empregar mais de 2 mil funcionários e hoje conta com uma situação grave de débitos infindáveis.
Partindo desta perspectiva, é importante que os empresários saibam como administrar seus recursos financeiros com eficiência para não correr riscos sérios em seu negócio. Porém, o problema já está instalado quando grandes dívidas assumem espaço.
E aí, como proceder nesse caso? Saiba agora como sair das dividas empresariariais e evitar o iceberg que afunda os seus resultados todos os dias!
Como sair das dívidas e recuperar o controle do orçamento corporativo
Pouca gente sabe, mas um dos fatores que causaram mais impacto na economia do nosso país foi o aumento do endividamento, tanto das empresas quanto dos consumidores.
Essa é uma métrica importante para avaliar a saúde financeira de qualquer negócio ou nação.
No caso de uma empresa, uma das primeiras etapas para saber como sair das dividas é calcular o nível de endividamento da organização.
Esse cálculo indica o quanto um negócio depende de gerar dívidas para sobreviver no mercado. Então...
1 – Calcule o grau de endividamento da sua empresa
Divida o valor total de passivos (valores do passivo circulante e o exigível de longo prazo) pelo total de ativos (ativo circulante) e multiplique o resultado por 100 para obter um grau de endividamento em porcentagem.
Quanto maior o resultado calculado, mais alto será o grau de endividamento da empresa e, consequentemente, maiores os riscos das atividades.
Um grau acima de 70% pode demonstrar grande dependência de terceiros, indicando despesas em excesso.
2 – Faça um planejamento financeiro
A questão, para descobrir como sair das dividas, envolve realizar um planejamento financeiro eficaz.
Afinal, com ele é possível prever eventos de curto a longo prazo e, portanto, tomar decisões mais assertivas, antes de se deparar com um grande iceberg de contas.
Além do planejamento, é importante realizar um controle orçamentário para acompanhar o nível de endividamento e criar metas para aumentar a receita, como ampliar as vendas e deixar de operar com o capital de terceiros, por exemplo.
3 – Realize um diagnóstico econômico e financeiro completo
Como sair das dividas é um processo que exige a identificação dos principais sinais de crise e riscos da empresa.
Com essa análise completa, é possível implantar um modelo de gestão que solucione as dificuldades e recupere a saúde econômica e financeira do negócio.
Realizar uma reestruturação financeira é uma ótima alternativa para sair das dívidas. A Triunfo Participações, companhia controladora do aeroporto de Viracopos, realizou uma reestruturação das dívidas de R$ 2,1 bilhões com cerca de 20 bancos, por exemplo.
Redefinindo estratégias voltadas ao crescimento
O caso da Triunfo e de outras empresas de diversos segmentos, aponta a reestruturação financeira como principal saída para o endividamento e entrada para a redefinição de estratégias voltadas ao crescimento empresarial.
Talvez seja o caso da sua empresa aplicar esse método para garantir melhores resultados. Para te ajudar, a T4 Consultoria trabalha de forma criteriosa com a reestruturação financeira, atendendo às necessidades especiais de cada um de seus clientes.
Portanto, se você quer contar com apoio qualificado neste assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas e entenda como sair do endividamento com agilidade e eficácia!