Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Como sair das dividas e evitar o iceberg que afunda os seus resultados todos os dias!

Descobrir como sair das dividas pode ser um desafio comparado ao desvio de um iceberg em alto mar. O endividamento é como a ponta de um grande bloco de gelo flutuante, o qual de longe parece estar apenas acima do mar. No entanto, as dívidas são a parte visível de uma enorme plataforma de problemas financeiros e administrativos que, se somados, podem levar ao fechamento de uma empresa. É o caso da Guerra S. A., declarada como falida em novembro de 2017. Considerada, por muito tempo, como a segunda maior no segmento de implementos rodoviários no Brasil, a Guerra encontrava-se, desde 2015, em processo de recuperação judicial. Estima-se que as dívidas atuais da companhia somam, aproximadamente, R$ 300 milhões. Esse é o exemplo de uma empresa que já chegou a empregar mais de 2 mil funcionários e hoje conta com uma situação grave de débitos infindáveis. Partindo desta perspectiva, é importante que os empresários saibam como administrar seus recursos financeiros com eficiência para não correr riscos sérios em seu negócio. Porém, o problema já está instalado quando grandes dívidas assumem espaço. E aí, como proceder nesse caso? Saiba agora como sair das dividas empresariariais e evitar o iceberg que afunda os seus resultados todos os dias!

Como sair das dívidas e recuperar o controle do orçamento corporativo

Pouca gente sabe, mas um dos fatores que causaram mais impacto na economia do nosso país foi o aumento do endividamento, tanto das empresas quanto dos consumidores. Essa é uma métrica importante para avaliar a saúde financeira de qualquer negócio ou nação. No caso de uma empresa, uma das primeiras etapas para saber como sair das dividas é calcular o nível de endividamento da organização. Esse cálculo indica o quanto um negócio depende de gerar dívidas para sobreviver no mercado. Então...

1 – Calcule o grau de endividamento da sua empresa

Divida o valor total de passivos (valores do passivo circulante e o exigível de longo prazo) pelo total de ativos (ativo circulante) e multiplique o resultado por 100 para obter um grau de endividamento em porcentagem. Quanto maior o resultado calculado, mais alto será o grau de endividamento da empresa e, consequentemente, maiores os riscos das atividades. Um grau acima de 70% pode demonstrar grande dependência de terceiros, indicando despesas em excesso.

2 – Faça um planejamento financeiro

A questão, para descobrir como sair das dividas, envolve realizar um planejamento financeiro eficaz. Afinal, com ele é possível prever eventos de curto a longo prazo e, portanto, tomar decisões mais assertivas, antes de se deparar com um grande iceberg de contas. Além do planejamento, é importante realizar um controle orçamentário para acompanhar o nível de endividamento e criar metas para aumentar a receita, como ampliar as vendas e deixar de operar com o capital de terceiros, por exemplo.

3 – Realize um diagnóstico econômico e financeiro completo

Como sair das dividas é um processo que exige a identificação dos principais sinais de crise e riscos da empresa. Com essa análise completa, é possível implantar um modelo de gestão que solucione as dificuldades e recupere a saúde econômica e financeira do negócio. Realizar uma reestruturação financeira é uma ótima alternativa para sair das dívidas. A Triunfo Participações, companhia controladora do aeroporto de Viracopos, realizou uma reestruturação das dívidas de R$ 2,1 bilhões com cerca de 20 bancos, por exemplo.

Redefinindo estratégias voltadas ao crescimento

O caso da Triunfo e de outras empresas de diversos segmentos, aponta a reestruturação financeira como principal saída para o endividamento e entrada para a redefinição de estratégias voltadas ao crescimento empresarial. Talvez seja o caso da sua empresa aplicar esse método para garantir melhores resultados. Para te ajudar, a T4 Consultoria trabalha de forma criteriosa com a reestruturação financeira, atendendo às necessidades especiais de cada um de seus clientes. Portanto, se você quer contar com apoio qualificado neste assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas e entenda como sair do endividamento com agilidade e eficácia!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.