Considerados como peças fundamentais do desempenho de um negócio, os índices de rentabilidade têm sido adotados por empresas que desejam descobrir se estão lucrando, conforme o esperado em seus objetivos e metas.
Utilizar esses indicadores se tornou uma necessidade para as companhias analisarem informações, que vão muito além de seu lucro líquido, já que apenas um único dado não é eficaz para representar o potencial financeiro e econômico de um negócio.
Quer saber melhor sobre esse assunto na prática? Conheça a seguir os principais índices de rentabilidade e como cada um deles ajuda no desempenho da empresa e no equilíbrio entre a geração de caixa e lucros.
Índices de rentabilidade
A rentabilidade é uma métrica que verifica qual o potencial que a organização tem em se pagar, com base no investimento realizado em sua criação ou desenvolvimento. Em outras palavras, ela significa o quanto a empresa está rendendo com suas atividades.
Portanto, os índices de rentabilidade são os meios que apontam a capacidade da organização em gerar retornos. Com eles, é possível prever problemas com o fluxo de caixa e decidir por investimentos viáveis ao crescimento do negócio. Conheça alguns a seguir:
ROI (Return on Investiment)
O retorno sobre o investimento é responsável por mensurar o poder de ganho da empresa. A fórmula do ROI é simples, basta dividir o lucro líquido pelo ativo total.
ROE (Return on Equity)
O retorno sobre o patrimônio avalia o poder de ganho dos proprietários, medindo o quanto o retorno de uma empresa pode gerar com o capital aplicado pelos acionistas. O ROE é a divisão do lucro líquido pelo patrimônio total.
ROA (Retorno Operacional dos Ativos)
O ROA mensura o potencial da organização de gerar retorno com a sua atividade fim, avaliando o lucro gerado pelos ativos. Para saber o ROA divida o lucro operacional pelo ativo total.
Além dos índices de rentabilidade, existem também métricas que calculam o potencial da empresa em produzir lucros.
Índices de lucratividade
Esses indicadores desempenham o papel de medir a eficiência da organização em gerar lucros por meio de suas vendas.
Dessa forma, eles relacionam determinado lucro com a receita de venda. Os principais índices de lucratividade são:
MO (Margem Operacional)
Refere-se ao lucro operacional e vendas. A fórmula da MO é: o lucro operacional dividido pelas vendas.
MB (Margem Bruta)
Relaciona o lucro bruto com a receita líquida, ou seja, com as vendas. O cálculo da MB equivale ao lucro bruto dividido pelas vendas.
ML (Margem Líquida)
Nessa margem, temos o índice de lucratividade geral de uma empresa, o qual é representado pelo lucro líquido dividido pelas vendas.
Os índices na prática
A partir do momento em que você usa esses índices, sabe quanto foi investido, quanto retornou e quanto teve de lucro. Assim, você poderá estabelecer um equilíbrio em sua empresa com praticidade e agilidade.
Além disso, você será capaz de acertar na escolha das estratégias de forma que elas realmente fiquem no caminho que precisam estar. Para isso, terá que contar com planejamento completo e execução adequada dos índices de rentabilidade.
Que tal usar as ferramentas certas?
Uma análise bem elaborada dos indicadores faz parte da rotina de uma boa gestão financeira.
Para entender melhor a capacidade da sua empresa em gerar retornos, você pode contar com as ferramentas mais assertivas de um serviço especializado no assunto.
A T4 Consultoria pode contribuir no planejamento dos índices de rentabilidade importantes ao seu negócio. Assim, você pode aplicar as melhores métricas para analisar a lucratividade, sem perder tempo e recursos usando as ferramentas erradas.
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