Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Os índices de rentabilidade podem gerar o equilíbrio perfeito na relação de Geração de Caixa x Lucro

Considerados como peças fundamentais do desempenho de um negócio, os índices de rentabilidade têm sido adotados por empresas que desejam descobrir se estão lucrando, conforme o esperado em seus objetivos e metas. Utilizar esses indicadores se tornou uma necessidade para as companhias analisarem informações, que vão muito além de seu lucro líquido, já que apenas um único dado não é eficaz para representar o potencial financeiro e econômico de um negócio. Quer saber melhor sobre esse assunto na prática? Conheça a seguir os principais índices de rentabilidade e como cada um deles ajuda no desempenho da empresa e no equilíbrio entre a geração de caixa e lucros.

Índices de rentabilidade

A rentabilidade é uma métrica que verifica qual o potencial que a organização tem em se pagar, com base no investimento realizado em sua criação ou desenvolvimento. Em outras palavras, ela significa o quanto a empresa está rendendo com suas atividades. Portanto, os índices de rentabilidade são os meios que apontam a capacidade da organização em gerar retornos. Com eles, é possível prever problemas com o fluxo de caixa e decidir por investimentos viáveis ao crescimento do negócio. Conheça alguns a seguir:

ROI (Return on Investiment)

O retorno sobre o investimento é responsável por mensurar o poder de ganho da empresa. A fórmula do ROI é simples, basta dividir o lucro líquido pelo ativo total.

ROE (Return on Equity)

O retorno sobre o patrimônio avalia o poder de ganho dos proprietários, medindo o quanto o retorno de uma empresa pode gerar com o capital aplicado pelos acionistas. O ROE é a divisão do lucro líquido pelo patrimônio total.

ROA (Retorno Operacional dos Ativos)

O ROA mensura o potencial da organização de gerar retorno com a sua atividade fim, avaliando o lucro gerado pelos ativos. Para saber o ROA divida o lucro operacional pelo ativo total. Além dos índices de rentabilidade, existem também métricas que calculam o potencial da empresa em produzir lucros.

Índices de lucratividade

Esses indicadores desempenham o papel de medir a eficiência da organização em gerar lucros por meio de suas vendas. Dessa forma, eles relacionam determinado lucro com a receita de venda. Os principais índices de lucratividade são:

MO (Margem Operacional)

Refere-se ao lucro operacional e vendas. A fórmula da MO é: o lucro operacional dividido pelas vendas.

MB (Margem Bruta)

Relaciona o lucro bruto com a receita líquida, ou seja, com as vendas. O cálculo da MB equivale ao lucro bruto dividido pelas vendas.

ML (Margem Líquida)

Nessa margem, temos o índice de lucratividade geral de uma empresa, o qual é representado pelo lucro líquido dividido pelas vendas.

Os índices na prática

A partir do momento em que você usa esses índices, sabe quanto foi investido, quanto retornou e quanto teve de lucro. Assim, você poderá estabelecer um equilíbrio em sua empresa com praticidade e agilidade. Além disso, você será capaz de acertar na escolha das estratégias de forma que elas realmente fiquem no caminho que precisam estar. Para isso, terá que contar com planejamento completo e execução adequada dos índices de rentabilidade.

Que tal usar as ferramentas certas?

Uma análise bem elaborada dos indicadores faz parte da rotina de uma boa gestão financeira. Para entender melhor a capacidade da sua empresa em gerar retornos, você pode contar com as ferramentas mais assertivas de um serviço especializado no assunto. A T4 Consultoria pode contribuir no planejamento dos índices de rentabilidade importantes ao seu negócio. Assim, você pode aplicar as melhores métricas para analisar a lucratividade, sem perder tempo e recursos usando as ferramentas erradas. Entre em contato com um dos especialistas da nossa equipe e encontre uma série de benefícios para aumentar a rentabilidade da sua empresa!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.