Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Como aumentar as vendas de sua empresa em até 10X nos próximos 12 meses

Você tem alguma ideia de como aumentar as vendas do seu negócio exponencialmente durante um ano? Segundo o maior mecanismo de buscas do mundo, o Google, existem até 1.000 empresários pesquisando uma solução para esse assunto mensalmente. Dentre muitos deles, alguns notaram que a piora na situação financeira de seus negócios diminuiu. É o que revelou uma sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A partir de uma amostra ampla em todas as capitais do Brasil, a sondagem mostrou que o percentual de comerciantes e empresários de serviços que notaram piora na situação financeira de seus negócios caiu de 48%, em 2016, para 30% em 2017. Além disso, aumentou de 15% para 21% a quantidade de empresários que observaram um desempenho melhor no ano de 2017 comparado com 2016. No entanto, a situação permaneceu estável para 40% dos participantes entrevistados.

Em meio a dificuldades financeiras

Para aqueles que tiveram dificuldades financeiras em 2017, um pouco mais da metade (51%) argumentou que não obteve um bom resultado nas vendas. Também foram citados a diminuição da margem de lucro (34%) e o aumento da concorrência (24%). Em geral, 42% dos empresários participantes da sondagem acreditam que as condições gerais da economia pioraram no ano de 2017. Outros 35% não notaram mudança e 14% consideram que o quadro econômico nacional melhorou. De certa forma, o conjunto de fatores que uniu o desemprego, um cenário político instável e a redução do consumo, acabou impulsionando a queda nas vendas. Muitos empresários tiveram que fechar as portas do seu negócio ou desistir de planos por conta disso. 28% dos entrevistados, por exemplo, não conseguiram fazer uma grande reforma já idealizada, enquanto 24% não aumentaram as vendas como o esperado e 20% não puderam comprar novos equipamentos para a empresa.

A falta de recursos e mudanças

Como você já deve imaginar, a principal razão para quem teve que desistir dos próprios projetos foi a falta de recursos financeiros, atribuída a 26% dos empresários participantes da referida sondagem. Talvez a situação fosse diferente se cada um deles soubesse como aumentar as vendas do seu negócio de maneira prática e eficiente. Mesmo com um mercado altamente competitivo e uma crise econômica resistente, é possível vender muito mais e elevar o faturamento. Para entender melhor esse assunto, confira a seguir o passo a passo para elevar as suas vendas em até 10x nos próximos 12 meses e transformar seu negócio!

1 – Foque no seu cliente ideal

como aumentar as vendas A primeira etapa para aprender como aumentar as vendas é focar no seu cliente ideal, isto é, na sua persona. É mais conveniente vender para quem está interessado no seu produto ou serviço do que fazer alguém engolir a sua oferta. Por isso, defina uma persona clara para o seu negócio e se aproxime diretamente dela. Essa iniciativa irá facilitar o seu processo de venda, gerando melhores resultados pelos próximos meses e anos.

2 – Seja encontrado pelo seu público

Independentemente do nicho, descobrir como aumentar as vendas é uma questão fácil de ser resolvida quando a empresa é encontrada pelo seu público. Uma dica é investir em estratégias de Inbound marketing, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Ser encontrado pelo público cria oportunidades de começar um relacionamento com ele e transformá-lo em leads. O resultado não aparece de uma semana para outra, mas no período de um ano você alcançará mais vendas e clientes fidelizados.

3 – Observe as margens de lucro dos seus produtos

Precificação também entra nas soluções para descobrir como aumentar as vendas. É preciso observar as margens de lucro para que o preço do produto esteja devidamente justo ao valor que ela entrega no mercado. Evite abaixar o preço ou fazer muitas promoções. Apenas faça com que o valor do seu produto seja maior que o seu preço, a fim de gerar uma boa experiência aos seus clientes, os quais irão recomendar o seu negócio para mais pessoas.

4 – Alinhe as estratégias da sua empresa

Para alcançar objetivos em curto e longo prazo é fundamental alinhar as estratégias da empresa. Gestão, finanças, marketing, vendas, recursos humanos e atendimento ao cliente, precisam estar direcionados para obter os resultados esperados. A partir do alinhamento e clareza no direcionamento das estratégias, é possível vender todos os dias do ano. Por isso, esteja atento a esse tópico e, se possível, conte com apoio profissional para o devido monitoramento.

5 – Acompanhe e avalie os seus resultados

como aumentar as vendas Como aumentar as vendas envolve acompanhar e avaliar os resultados das estratégias que estão sendo utilizadas na empresa. Mais do que criar objetivos, metas e planos de ação, é preciso monitorá-los. A partir do acompanhamento e avaliação de resultados, é possível reconhecer possíveis falhas de gestão e adaptar os processos da empresa e as atividades da equipe para alcançar melhor desempenho e mais vendas.

6 – Contrate uma consultoria

Um dos passos de como aumentar as vendas é contratar uma consultoria empresarial. O apoio externo facilita a tomada de decisões dos diretores e potencializa os impactos positivos sobre as vendas e lucros da organização. A equipe de consultoria deve ser especializada e dedicada a estratégia corporativa que se encaixa no seu negócio. Busque contratar uma consultoria que desenvolva ações estratégicas, visando aprimorar o modelo de gestão da sua empresa.

7 – Invista na sua equipe

Investir na sua equipe de vendedores é uma iniciativa poderosa para aumentar os seus resultados. Para Renato Romeo, sócio fundador da SaleSolution, a capacitação profissional de vendas é o que dá retorno imediato à organização. Por isso, ela não deve ser vista como despesa, mas sim como um investimento para treinar a força de vendas da empresa. Você pode fazer isso com ações internas ou externas por meio de terceiros.

8 – Aplique os passos de como aumentar as vendas

Agora que você já sabe alguns passos eficientes de como aumentar as vendas, está na hora de aplicá-los. Talvez seja importante também saber como alavancar as vendas a curto prazo, a fim de conquistar melhores resultados já no início do ano. Quer conhecer mais algumas soluções? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a elevar as suas vendas em até 10x no período de um ano!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.