Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Reforma trabalhista: é melhor rever seu planejamento e estratégia o quanto antes!

Para a sua empresa sobreviver no mercado, é preciso acompanhar as mudanças que chegam com cada vez mais velocidade. Depois de muito tempo sem grandes alterações no campo legislativo, a Reforma Trabalhista esquentou os debates pelo país, e hoje já é uma realidade.

Já não era sem tempo, pois a lei vigente, até então, era baseada numa outra realidade (mais antiga).

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e produção mudaram muito as relações de trabalho, criando novas formas de se prestar serviços para uma empresa.

Agora que a lei mudou, é necessário que você estude como isso pode impactar no planejamento estratégico da sua empresa.

Continue aqui neste artigo e entenda alguns pontos mais importantes e urgentes para você!

 

O planejamento estratégico da sua empresa já está bem definido?

Sem um bom planejamento estratégico seu negócio está, literalmente, perdido. É ele que define toda a identidade organizacional da sua empresa e que mostra como a ela irá atuar no mercado a curto, médio e longo prazo.

Todos os setores e atividades da operação do seu negócio devem estar mapeados no seu planejamento estratégico. È um elemento, dentre vários, é a sua força de trabalho produtiva.

Portanto, as relações trabalhistas mexem diretamente com a produtividade da sua empresa.

E com as alterações resultantes desta reforma trabalhista, há mais oportunidades a serem exploradas de forma mais segura que podem beneficiar tanto o empregado quanto o empregador.

Sem um planejamento estratégico atualizado com essa nova realidade, a sua empresa corre sério risco de perder competitividade no mercado, sendo menos eficiente que seus concorrentes.

É importante, portanto, revisar seu planejamento estratégico trabalhista

Muitas empresas erram nesse sentido. É preciso um estudo detalhado sobre como diminuir os custos de contratação de equipe, com segurança jurídica e sem perder qualidade nos processos da empresa.

Ao rever o seu planejamento trabalhista, identifique como as novas relações de trabalho podem oferecer oportunidades diferentes, eliminando riscos e custos desnecessários.

 

Mas afinal, o que é a Reforma Trabalhista?

Foi aprovado o texto-base referente à reforma trabalhista no dia 03 de maio de 2017. Entre as diversas novidades na lei trabalhista, o que mais se evidenciou foi o avanço nos acordos e convenções diretos entre o empregado e o empregador.

Agora as duas partes poderão discutir e negociar mais livremente sobre diferentes modelos de contratação de serviço, que envolvem carga horária, remuneração, produtividade, entre outros fatores.

 

Novas possibilidades com terceirização de serviços

Uma das mudanças mais significativas na nova reforma trabalhista é que agora a terceirização é permitida para quaisquer atividades, inclusive as chamadas atividades-fim. Isso abre muitas oportunidades dentro do mercado, para empregados e empregadores.

Entretanto, vale ressaltar que os funcionários terceirizados deverão ter os mesmos benefícios e condições adequadas de trabalho que os funcionários efetivos registrados em carteira.

O modelo de trabalho por Home Office ganha mais segurança

Com mais espaço para negociar modelos contratuais de trabalho, o home office ganha mais formalidade e segurança jurídica com a reforma trabalhista.

Esse modelo de trabalho é interessante, pois pode reduzir muitos custos com estruturas físicas que comporte um grande número de funcionários.

Além disso, os seus funcionários podem aproveitar melhor o tempo para produzir, ao invés de desperdiçá-lo com deslocamentos.

As férias podem ser dividas em 3 vezes

A reforma permite que a empresa dê férias ao funcionário parceladas em três períodos diferentes.

Mas é obrigatório que ao menos um desses três períodos tenham 14 dias corridos, e os outros dois tenham no mínimo 5 dias, cada.

Até então, com a CLT, as férias só podem ser divididas em dois turnos, e em casos excepcionais.

Saiba como revisar seu planejamento estratégico trabalhista

A reforma trabalhista abriu novas oportunidades para modelos contratuais, que podem se tornar grandes oportunidades de otimização da produtividade na sua empresa.

Sabendo aplicar essas novidades da reforma no planejamento trabalhista da sua empresa, ela pode se tornar mais eficiente e se posicionar de maneira mais competitiva no mercado.

A T4 Consultoria conhece com detalhes todas essas possibilidades, e você pode agendar uma reunião para saber mais.

Entre em contato com a nossa equipe, ela está sempre preparada para atender com precisão.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.