Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Valuation, como calcular o valor da sua empresa

O valuation é uma ferramenta importante para qualquer empresa que deseja expandir seus negócios, atraindo investidores e captando novos recursos. Ele tem contribuído para que grandes organizações estejam dominando o mercado. A Betterment, empresa sediada em Nova York, é um exemplo. Oferecendo conselhos financeiros de especialistas e robôs para seus clientes, a organização se tornou um unicórnio em outubro de 2017, segundo dados citados pela StartSe. O termo “unicórnio” é comum no segmento das startups e significa que a empresa apresenta valuation igual ou acima de um bilhão de dólares. Hoje, a Betterment tem sob gestão US$ 11 bilhões e ocupa uma posição competitiva no mercado de investimentos e tecnologia. Se você deseja ampliar ainda mais os seus negócios, é uma boa hora para usar a avaliação de empresas. Conheça a seguir como calcular o valor da sua empresa pelo valuation e o que você precisa saber para não correr o risco de ficar no prejuízo. Vamos lá?

Como calcular o valuation?

De maneira sistemática, o valuation avalia o valor de uma organização, adotando uma série de fatores. Ele pode ser calculado trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros, seguindo algumas etapas:
  1. Estimar o fluxo de caixa livre da empresa para os próximos períodos;
  2. Estabelecer a taxa de desconto, levando em conta os riscos de outros investimentos (bolsa, por exemplo);
  3. Calcular os resultados para o valor presente e somá-los.
A partir do valuation, você pode conhecer precisamente o potencial da sua empresa, maximizando os elementos que a valorizam e reduzindo aspectos negativos, que levam à sua baixa avaliação. A ideia é que você entenda o valor do seu negócio ao longo do tempo e consiga delinear estratégias futuras voltadas ao crescimento. Tendo essa informação clara, fica mais fácil negociar com os investidores.

Mas como negociar com os investidores?

Existem alguns fatores a serem levados em conta no processo de negociação para não correr o risco de ficar no prejuízo. Geralmente, os investidores preferem taxas de descontos elevadas para assegurar um alto potencial de retorno. No entanto, a participação de um investidor deve ser determinada por uma série de outros aspectos, tais como:
  • Valor agregado;
  • Diferenciais da empresa;
  • Estrutura e qualidade da equipe;
  • Oferta x demanda;
  • Quantidade de sócios;
  • Participação societária de cada um.
Todos esses elementos são avaliados por ambas as partes, buscando estabelecer uma negociação justa para os envolvidos. Por isso, é interessante que a empresa receba rodadas de investimentos em diferentes períodos. O empreendedor não deve esquecer de ter uma parcela significativa das ações da empresa e evitar de captar novos investimentos a um valuation muito alto, já que isso inviabiliza a segurança dos investidores nas próximas rodadas.

Que tal dar um passo a mais no mercado?

O valuation tem sido a chave principal para empresários conseguirem dar um passo a mais em seus negócios. Neste sentido, você também pode calcular o valor da sua empresa para atrair novas oportunidades de crescimento. A T4 Consultoria possui um serviço especializado em avaliação de empresas que pode ser ideal para o seu negócio. Os impactos vão desde uma melhor visão de negócio até o alinhamento de estratégias para alcance dos objetivos em curto e longo prazo. Quer saber mais? Conheça as nossas soluções e entenda como podemos auxiliar a sua tomada de decisões com uma avaliação completa da sua empresa.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.