Sua empresa está preparada para implantar uma reestruturação empresarial, definitivamente? O ideal é que isso seja feito em parceria com uma empresa de consultoria. É o caminho mais seguro para chegar ao objetivo inicial. Ela assumirá o comando até a situação financeira normalizar.
Esse tipo de intervenção de uma consultoria no controle de uma organização é chamada de gestão interina. Se você nunca ouviu ou sabe pouco sobre o assunto, esse artigo vai te esclarecer. Continue a leitura e aprenda mais!
O que é a gestão interina
A gestão interina consiste em assumir a direção executiva ou posições gerenciais em uma organização. Esse tipo de intervenção é realizado por profissionais técnicos, geralmente de consultoria, que possuem ampla experiência na administração estratégica.
A gestão interina ocorre dentro de um período específico, visando a implantação de um projeto de mudança organizacional. Seu principal objetivo é viabilizar a execução dos novos processos, prevenir a empresa dos efeitos negativos e minimizar a resistência entre os colaboradores.
Qual o papel da gestão interina na reestruturação organizacional
A reestruturação organizacional envolve a criação, implantação e o aperfeiçoamento de pessoas e processos. Esse tipo de mudança costuma gerar estranhamento e resistência nos funcionários. Como consequência, tais conflitos podem ocasionar perdas de produtividade e declínios financeiros.
A consultoria que assume a gestão de uma empresa tem o papel de criar condições para viabilizar o projeto de mudança. Ela fará um diagnóstico dos pontos críticos, definirá soluções imediatas e atuará em parceria com os níveis de liderança da organização.
Como funciona a consultoria na prática
Imagine uma fábrica que implantou uma tecnologia para automatizar sua produção. Os funcionários mais antigos, acostumados com o método manual, não conseguiram se adaptar. Acham que serão demitidos, estão desmotivados e passaram a faltar com frequência.
Há um mês a empresa enfrenta essa situação crítica. Os mesmos empregados não entenderam que a tecnologia vai facilitar a rotina de trabalho. Consequentemente, a produtividade caiu e as entregas estão atrasadas na fábrica. O clima organizacional tem piorado e os gerentes não sabem o que fazer.
A solução mais eficaz para essa empresa é contratar uma consultoria, para assumir a gestão temporariamente. Os consultores vão fazer o diagnóstico dessa situação e implantar um plano rápido de treinamento e incentivo. O objetivo será normalizar a produtividade e recuperar o lucro.
Porque contratar uma empresa de consultoria para fazer a gestão interina
Contratar uma empresa de consultoria é um caminho muito seguro, porque ela possui uma vasta experiência prática. Modificar modelos de processos em uma organização é uma ação que pode gerar conflitos entre subordinados e superiores. A gestão interina vai analisar e tratar o caso sempre de forma técnica e imparcial.
Além dessas vantagens, veja alguns benefícios que sua empresa terá ao contratar um serviço de gestão interina:
- Profissionalização da gestão;
- Diminuição dos conflitos e da resistência;
- Aprimoramento dos processos;
- Estabilidade financeira;
- Organização mais competitiva;
- Adaptação rápida dos colaboradores;
- Retomada da qualidade no clima organizacional;
- Maior produtividade;
- Alinhamento de objetivos entre empresa e funcionários.
Como saber mais
O mercado é bastante dinâmico. A condição básica para manter sua empresa competitiva é encontrar novas estratégias. Isso quase sempre resulta em mudança, seja implantar uma nova tecnologia ou contratar mais funcionários.
A melhor maneira de lidar com tudo isso é poder contar com profissionais que têm conhecimento técnico e experiência prática. Se sua empresa precisa de uma solução como essa que apresentamos, entre em contato e marque uma conversa!