Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Porque a sua empresa precisa de um plano de negócios

Hoje o sucesso de muitas empresas está em um planejamento estratégico que utiliza como instrumento fundamental um plano de negócios. Não se trata apenas de um simples documento, ele vale muito mais do que isso. Se você quer ser um empresário bem-sucedido, um plano de negócios pode ser a conexão entre as metas e os resultados definitivos de sua empresa. Considerado um dos primeiros passos na hora de empreender, o plano de negócios é visto como uma despesa para muitos. É claro, a sua elaboração pode demandar tempo e gastos. Mas é ele que contribui para tornar o seu negócio viável e auxilia na minimização de riscos e ganho de capital. Entenda melhor!

Empreendendo com estratégia

De acordo com o SEBRAE, nenhum empreendedor vive sem um plano de negócios. É esse plano que permite analisar os investimentos necessários e os gastos reais na implantação de uma empresa. Assim, o plano comprova a viabilidade econômica ou não de determinado projeto. Muitas empresas sofrem no início de sua operação por falta de execução de atividades anteriormente traçadas. A ausência de clareza e de organização de ações estratégicas pode levar um negócio por água abaixo.

O planejamento nunca foi uma opção

Muitos profissionais pensam que um plano de negócios é aquele documento extenso e maçante com várias informações que se perdem ao longo do tempo. Outros dizem que é perda de tempo elaborar um plano e segui-lo, mesmo que ele faça sentido e que seja desenvolvido de forma colaborativa. A verdade é que muitos empresários e consultores aconselham a criação de um plano adequado ao seu empreendimento. Nem sempre eles tiveram bons resultados em suas carreiras e organizações. As pessoas externas a uma organização insistem em falar que o sucesso de uma empresa foi coisa do destino. O famoso “era pra ser”. Mas um bom empresário sabe que não foi sorte, foi muito planejamento.

Qual a importância de se ter um plano?

Um material que serve para organizar ideias e mapear ações. Ele é o responsável por orientar todas as peças-chave do negócio, ou seja, produtos, serviços, colaboradores, clientes, concorrentes, fornecedores, entre outros. Se trata de um instrumento que identifica a efetividade das atividades, colaborando para que a tomada de decisões seja mais acessível e eficiente.

Porque a sua empresa precisa de um plano de negócios

Ter um plano é possuir uma estrutura de crescimento e desenvolvimento de novos empreendimentos e projetos. As vantagens são inúmeras, podendo citar:
  • Redução de riscos para a operação
  • Conhecimento das fragilidades e desafios do novo negócio
  • Ajustamento da estratégia com os colaboradores
  • Possível garantia de parcerias, como sócios e investidores
É através do plano que um conceito espontâneo pode se tornar uma grande oportunidade.

Investindo no seu negócio

Se dedicar a um plano de negócios pode minimizar riscos, gastos e tempo. Estamos falando de uma das únicas ferramentas que envolve as mais diversas áreas de uma organização. Um bom plano pode levar a sua empresa a alcançar ótimos resultados de curto a longo prazo. Mas é preciso um projeto adequado para garantir o sucesso. A T4 Consultoria pode te ajudar a criar um plano promissor. Com um atendimento diferenciado e entrega de resultados para garantir a satisfação de seus clientes, a T4 Consultoria é especializada em estratégia corporativa e experiente em criação de planos de negócios contando com clientes satisfeitos.

Entre em contato conosco para saber mais e invista no futuro do seu negócio.

  Palavras-chave: plano de negócioplanejamento financeiro, planejamento estratégico, preços, lucros, consultoria empresarial, finanças, consultoria financeira, geração de caixa, investimento, capital de giro

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.