Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Planejamento orçamentário: o processo que você precisa para tomar decisões

Caso a sua empresa ainda não tenha um planejamento orçamentário bem definido, é possível que ela esteja bem vulnerável. É necessário planejar receitas, custos, despesas e investimentos necessários para o seu negócio estar em plena operação. Justamente para isso é que serve o planejamento orçamentário. Neste artigo vamos falar mais sobre esse tema. Agora você vai entender:
  • O que é planejamento orçamentário;
  • Para que ele serve no seu negócio;
  • Como aplicá-lo;
  • Como conseguir ajuda.
Para tirar muitas das suas dúvidas sobre esse assunto, leia esse artigo até o final.

O que é planejamento orçamentário?

Ele é um instrumento utilizado para planejar e controlar as saídas e entradas da empresa a médio e longo prazo. O que você precisa saber sobre plano de negócio para pequenas empresas. Permite fazer projeções de objetivos desejados quantificando todos os custos, despesas e investimentos necessários para realizá-los. Considerando as condições e necessidades da empresa, esta ferramenta visa as possíveis e necessárias mudanças, descrevendo-as em termos econômicos e financeiros.

É mais fácil tomar decisões quando se tem tudo na ponta do lápis

Assim, é possível definir metas e traçar planos de ações nos mais diversos processos envolvidos na empresa, com foco em produtividade sobre os investimentos e custos investidos. O planejamento orçamentário permite a uma empresa ter um instrumento que facilita muito as tomadas de decisões.

Para que serve o planejamento orçamentário?

Este instrumento vai permitir controlar e planejar todo o orçamento da sua empresa. Planejar o orçamento significa integrar todas as questões operacionais e financeiras do processo de produção. Definindo metas específicas ao elaborar este planejamento, é possível identificar decisões estratégicas necessárias, por exemplo, restringir investimentos em determinado setor e priorizar outro.

Com planejamento e acompanhamento você sabe se está no caminho certo, em tempo real

Monitorando rotineiramente o desenvolvimento e resultados da empresa, é possível diagnosticar se no dia a dia as atividades estão atingindo as metas necessárias para manter o planejamento que foi definido. Elaborar estratégia de crescimento para a empresa lucrar mais. Ter essa ferramenta a favor da gestão do seu negócio vai evitar muitos prejuízos desnecessários, que se deixarem de existir, podem ser revertidos como maior lucratividade na sua empresa.

Como aplicar o planejamento orçamentário na sua empresa.

Agora que você já sabe muito mais sobre esse tema, deve estar se perguntando como pode aplicar isso na prática o planejamento orçamentário no pequeno negócio. Para fazer isso, é necessário primeiramente identificar todos os recursos que sua empresa tem, como carteira de clientes, vendas, contratos firmados e empréstimos obtidos. Posteriormente deve se mapear os custos, despesas e investimentos necessários para a operação da sua empresa.

Receitas

Calcule a média do volume de vendas atual da sua empresa, e faça contra posições com as taxas de crescimento dos períodos anteriores da empresa. Defina uma meta de vendas esperada para o próximo ano, considerando mês a mês. Baseando-se o preço médio do produto, você pode definir um valor de vendas estimado para a meta.

Custos

Considerando a base do volume de vendas definida pela meta, calcule os custos de operação e produção para atender a demanda. Pense na mão-de-obra, insumos e matéria-prima necessários. Preveja as expectativas de inflação em cada um dos itens.

Despesas

Tomando como base o que foi definido pela meta do planejamento orçamentário, leva-se em conta todas as despesas relacionadas às vendas, gestão e infraestrutura. Prevendo a demanda definida pela meta, deve ser analisada também se as condições da estrutura atual são suficientes para alcançar os objetivos. Em caso negativo, deve-se listar as despesas necessárias para ampliação ou renovação de infraestrutura.

Investimentos

É preciso ter um planejamento dos investimentos necessários para expansão e manutenção da estrutura de capital da empresa. Com o planejamento orçamentário é possível identificar quanto de investimento a empresa precisa, permitindo elencar necessidades de investidores externos.

Busque ajuda especializada em planejamento orçamentário

Definir esse tipo de planejamento não é uma tarefa muito simples. É necessário bastante minúcia para identificar problemas com a maior fidelidade possível sobre a realidade da sua empresa. Na maioria das vezes, as empresas precisam que equipes especializadas em planejamento orçamentário resolvam os maiores problemas de custos e falta de capital presentes na operação do seu negócio. A consultoria pode ajudar você a definir um planejamento orçamentário cirúrgico, que vai definir critérios impecáveis nas tomadas de decisão da sua empresa.  Entre em contato com a nossa equipe para mais informações.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.