Uma boa estratégia de crescimento tem sido a chave principal para muitas empresas lucrarem cada vez mais. É o caso da fintech sueca iZettle, especializada em soluções de pagamentos e serviços financeiros móveis para pequenas empresas.
Em dezembro de 2017, a organização recebeu uma rodada de investimento de 40 milhões de euros. O aporte será direcionado para acelerar a estratégia voltada ao crescimento e à inovação de produtos da fintech.
“A iZettle está em fase de rápida expansão, além de estar na posição singular de poder fazer a diferença para milhões de pequenas empresas”, comenta Jacob de Geer, cofundador e CEO da organização.
A empresa iniciou em 2011 e, desde então, se expandiu como plataforma de comércio para empresas de pequeno porte. No Brasil, a fintech opera desde 2013. Na Europa, a empresa tem atuação em mais de 10 países.
Se você também deseja chegar um dia no patamar que essa empresa alcançou, talvez seja a hora de elaborar uma estratégia que aumente os seus ganhos. Confira a seguir todos os detalhes sobre esse assunto!
O que é uma estratégia de crescimento?
Podemos definir estratégia de crescimento como um conjunto de ações, métodos e processos planejados, que preparam uma organização para enfrentar desafios e potenciais crises, sejam elas internas ou externas ao negócio.
De forma geral, essa estratégia leva em conta os princípios e objetivos da empresa, bem como o seu posicionamento no mercado. Isso ajuda a promover o crescimento organizacional no nicho escolhido de maneira produtiva e segura.
Como fazer uma estratégia eficaz?
Criar uma estratégia de crescimento eficaz exige algumas etapas gerais, tais como:
- Otimizar a comunicação;
- Integrar e capacitar a equipe;
- Antecipar tendências de mercado;
- Estudar os concorrentes e clientes;
- Buscar recursos para o crescimento;
- Acompanhar riscos e custo de capital;
- Organização das atividades empresariais;
- Melhorar o retorno sobre os investimentos;
- Monitorar todas as ações e resultados da equipe;
- Tomar decisões para alcançar metas de crescimento e inovação;
- Criar condições para manter e, sempre que possível, aumentar a rentabilidade.
Além destas etapas, cada empresa deve direcionar atenção redobrada às oportunidades de mercado. Financiamento de investimentos e captação de recursos, por exemplo, são ótimas opções que envolvem cuidados e decisões significativas.
Analisando as oportunidades
Por isso, vale a pena analisar cada oportunidade que possa levar a empresa a crescer mais e conquistar maiores lucros. A partir daí, busque tomar ações que aproximem as metas dos resultados desejados.
No entanto, independentemente do segmento em que você atua, é importante que a sua estratégia de crescimento leve em consideração uma iniciativa diferenciada também. Aliás, muitos líderes de mercado vêm usando isso como parte fundamental dos seus resultados.
Apoio profissional para fazer o negócio decolar
Lembra sobre o começo da nossa conversa? A empresa sueca iZettle elaborou uma estratégia de crescimento, que conta com apoio de vários investidores, sem contar profissionais que contribuíram para que o negócio realmente decolasse.
E aí muitos pequenos empresários se questionam… Onde vou encontrar ajuda especializada para pequenas empresas? Diferente do que a maioria das pessoas pensam, existem organizações que lidam exclusivamente com empresas de pequeno porte.
A T4 Consultoria é uma delas. Entre as suas soluções estão estratégias para captação de recursos, financiamento de investimentos, monitoramento do risco e custo de capital. Os impactos vão desde a otimização da comunicação até o crescimento ordenado.
Quer saber mais? Conheça a solução Gestão para o Crescimento proposta pela nossa equipe e entenda o que podemos fazer pelo sucesso do seu negócio!