Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Por que você precisa começar a reestruturar a sua empresa familiar?

Ter uma empresa familiar é muito comum, seja ela pequena ou grande. O problema é vencer as barreiras internas e externas para implantar uma estrutura, que funciona a médio e longo prazo, nos pequenos negócios. No Brasil, estima-se que 9 a cada 10 empresas são familiares. No entanto, o índice de sobrevivência dessas empresas vem caindo ao longo do tempo. De acordo com Sebrae, apenas 5 em cada 10 microempresas sobrevivem 2 anos ao mercado, por exemplo. Esse é um problema grave, tanto para as famílias quanto para a economia. Por isso, é importante organizar estrategicamente a gestão de pequenas empresas familiares de forma que elas consigam conquistar resultados sólidos no mercado e se manter ativas. Talvez seja o momento ideal para começar a reestruturar o seu negócio familiar antes de correr riscos que o levem a falência. Continue lendo e entenda melhor os motivos para tomar decisões práticas e imediatas, a fim de garantir melhores resultados a longo prazo! Afinal, por que você precisa reestruturar?

Para evitar conflitos na empresa familiar

Não é novidade que uma empresa familiar está mais propícia a passar por conflitos de interesses ao longo do tempo. Qualquer negócio que possui laços familiares apresenta maiores discussões, geralmente estimuladas por emoções. A organização profissional da gestão familiar pode evitar esses conflitos e, portanto, reduzir as chances de levar o negócio à falência. A ideia é deixar as decisões emocionais de lado e racionalizar os processos, atividades e planos. Um levantamento recente da PwC apontou que 1 em cada 10 empresas familiares no mundo conseguem chegar a terceira geração. Se você não deseja estar entre a maioria que deixa de funcionar após algumas sucessões, invista em um modelo de gestão eficaz. Riscos da gestão familiar na pequena empresa - Saiba o que funciona!  O ideal é que uma empresa familiar construa uma gestão determinante para a satisfação dos membros familiares e dos seus clientes. Se esse ainda não é o seu caso, comece a reestruturar a sua gestão o quanto antes para alcançar efeitos positivos mais rápidos.

Para conquistar melhores resultados

Uma empresa familiar bem estruturada, na qual colaboradores e líderes trabalham por objetivos e valores em comum, conquista melhores resultados de curto a longo prazo. Esse é um grande motivo para começar a reestruturar a sua gestão também. Para fazer isso de uma forma eficiente, você pode contar com um plano de sucessão. Nele estarão documentados fatores como patrimônio, empresa e família, de modo a aproximar interesses e propósitos em comum para o futuro bem-sucedido da empresa. O plano também é uma forma de profissionalizar os próximos líderes e fazer com que eles consigam continuar e ainda melhorar a gestão dos negócios. Por mais que esse documento traga benefícios valiosos, são poucos os empresários que o utilizam. Os cuidados que você deve ter na sucessão familiar para sua empresa sobreviver por mais de  gerações.  Conforme estudo da PwC, somente 16% das empresas familiares têm um plano completo de sucessão. Talvez sejam essas empresas que exploram oportunidades mais sólidas de sobreviverem a uma série de transições. Que tal fazer parte desse grupo?

Para deixar a sua empresa familiar competitiva no mercado

É fundamental para uma empresa familiar que ela continue altamente competitiva em seu segmento, mesmo após as sucessões. Afinal, a ideia é manter um legado e dominar parte do mercado, não é mesmo? No entanto, esse desejo sem planejamento e controle fica difícil de ser alcançado pelos próximos sucessores. Por isso, muitas empresas têm contado com suporte profissional para melhorar a sua gestão e resultados. A T4 Consultoria sabe disso e pode te ajudar. Com atuação voltada a organização corporativa eficaz, a equipe da T4 desenvolve a revisão e o redesenho de processos e políticas administrativas, comerciais e recursos humanos. Assim, fica mais fácil profissionalizar os líderes e colaboradores. Quer saber como isso funciona na prática? Entenda a solução completa de sucessão familiar feita pela T4 e descubra como trazer grandes resultados para a sua pequena empresa familiar!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.