Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Quais os principais desafios das mulheres empreendedoras e como superá-los

O aumento no número de mulheres empreendedoras ao redor do mundo tem sido motivo de pesquisas e depoimentos reais nos meios de comunicação. Só no Brasil, estima-se que existam mais de 8 milhões de mulheres à frente de micro e pequenas empresas. Diariamente, elas passam por grandes desafios em busca do sucesso. Desigualdade salarial em comparação com os homens, dificuldades para liderar uma família e equipe de trabalho, ao mesmo tempo, e falta de confiança são alguns problemas comuns. No entanto, muitas mulheres estão mudando essa situação. Entre elas está Thereza Ramos Queda, fundadora da agência de turismo Cinthe-Tur, especializada em viagens para terceira idade e com sede em São Paulo. Superando o fato de se aposentar aos 40 anos, devido às condições insalubres como tecelã, Thereza transformou excursões beneficentes que fazia para amigos e familiares em um negócio lucrativo. Foi assim que ela entrou para o quadro das...

Mulheres empreendedoras no mercado

Vencer a idade é um dos desafios para muitas mulheres empreendedoras. No entanto, de acordo com o Sebrae, 6 em cada 10 empreendedoras possuem entre 25 e 49 anos, trabalhando predominantemente no setor de serviços. São profissionais que estão à frente de diversos negócios espalhados pelo Brasil. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, existem mais de 1,4 milhão de mulheres empreendedoras, isto é, 1/5 do total de empresárias no país. Não existem dados que apontam a falta de oportunidades para iniciar projetos e negócios conforme a localização, mas é comum que as mulheres encontrem mais barreiras para investir e empreender em regiões mais pobres do nosso país. Além desses desafios, existem outras dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras diariamente, entre eles:

Fazer networking

Uma pesquisa citada pela Revista Exame mostra que as mulheres brasileiras são as que menos se relacionam para fazer networking profissional. Infelizmente, a falta de contatos pode dificultar a construção de empreendimentos e promover mais barreiras.

Não encontrar apoio

A falta de apoio do parceiro, amigos, familiares e até de instituições financeiras, é um grande e antigo desafio para as mulheres entrarem no mundo dos negócios. O primeiro passo para investir nas próprias ideias acaba sendo mais difícil por conta disso.

Delegar tarefas gerais

Independentemente do gênero, empreendedores em geral sentem dificuldades em delegar tarefas. Porém, enquanto essa habilidade não for alcançada, homens e mulheres podem comprometer seus resultados facilmente.

Estabelecer um negócio

Segundo dados da pesquisa GEM, realizada em 2014, 51,2% das mulheres são responsáveis por iniciar um negócio frente a 48,8% dos homens. No entanto, esse número cai para 45,1% daquelas que conseguem estabelecer o seu empreendimento.

Conciliar responsabilidades

Dar conta de todas as atividades profissionais, pessoais, familiares e sociais, é uma grande barreira para as mulheres assumirem o empreendedorismo. Aliás, conciliar inúmeras responsabilidades envolve uma série de desafios a serem superados. E que tal uma dica para vencer esses problemas?

Supere seus desafios com metas ousadas

“A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas”. – Luiza Trajano Um dos principais desafios das mulheres empreendedoras é se limitar frente às oportunidades. Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, aconselha ter metas ousadas ao entrar para o mundo dos negócios. Afinal, boas ideias convertidas em metas podem gerar resultados bem-sucedidos. No entanto, é fundamental se capacitar para estar preparada a assumir coisas grandes. A T4 Consultoria tem ajudado diversas empresas e empreendedores com esse assunto. Para saber mais, converse com um de nossos especialistas e saiba como superar os seus desafios com excelência e agilidade!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.