Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Como controlar os custos fixos e variáveis de grandes empresas?

Toda empresa, independente de seu porte, possui custos fixos e variáveis. A única diferença está no valor desses custos para cada tipo de negócio, que no caso de uma grande empresa o recurso empregado se torna mais alto comparado aos demais. Neste sentido, o grande desafio para a maioria dos empresários e gestores é controlar esses custos sem prejudicar as atividades e resultados de sua organização. Infelizmente, essa não é uma tarefa fácil, já que exige conhecimento e decisões significativas. Porém, grandes empresários estão conseguindo fazer um bom controle de custos para o crescimento do seu negócio. E o segredo? Entender tudo o que está em jogo, isto é, conhecer cada termo e sua aplicação na prática, antes de estabelecer os devidos cortes. Assim, eles não prejudicam o desempenho da empresa e ainda estimulam o alcance de maiores resultados financeiros. Se você também deseja fazer parte desse grupo de empresários, vale a pena saber a diferença entre...

Custos fixos e variáveis

Os custos dentro de um negócio são fundamentais para produzir produtos e serviços, bem como manter o pleno funcionamento da empresa. Dentro do campo das despesas existem os custos fixos e variáveis.

Custos fixos

São aqueles que permanecem constantes, isto é, não dependem de aumentos ou reduções na quantidade de bens e serviços produzida e vendida pela empresa. Eles fazem parte da estrutura do negócio, como por exemplo:
  • Água;
  • Aluguel;
  • Eletricidade;
  • Telefone e internet;
  • Salário dos colaboradores;
  • Materiais de escritório e limpeza.
Dessa forma, os custos fixos são as despesas regulares que são necessárias para manter a empresa funcionando. E agora vamos entender o outro tipo de custo...

Custos variáveis

São aqueles que variam conforme a quantidade de produtos e serviços produzidos e vendidos. Imagine uma empresa de confecção de roupas, por exemplo. Quanto maior a demanda, mais investimento será necessário para produção das peças. O investimento em matéria-prima e estoque é um custo variável neste caso, pois ele depende dos pedidos e vendas, ou seja, da saída dos produtos. Portanto, esses custos irão variar de empresa para empresa. Para manter uma boa rentabilidade do negócio, é importante controlar os custos fixos e variáveis.

Mas como controlar?

Monitore os custos fixos e variáveis, buscando transformar alguns custos fixos em variáveis. Essa associação permite que você só assuma despesas quando tem a segurança de que elas trarão retorno financeiro, melhorando o desempenho do negócio. Em algumas etapas eficazes, você pode:
  • Registrar e organizar todas as despesas;
  • Engajar seus funcionários com prêmios por reduções de custos;
  • Verificar a possibilidade de terceirizações e salários por desempenho.
E por último, você também pode...

Investir em uma gestão estratégica de custos e preços

A gestão financeira, quando estratégica, pode reduzir os custos fixos e variáveis e ainda precificar os seus produtos e serviços de forma competitiva no mercado. Isso pode tornar a sua empresa melhor posicionada e reconhecida pelo público. Afinal, posicionar os preços de venda de modo justo e acessível ao cliente pode manter e aumentar a participação no segmento. E isso tudo sem abrir mão das margens de lucro saudáveis.

Mas como fazer uma gestão estratégica eficiente?

Você pode se capacitar durante um bom tempo nesse assunto ou contar com apoio profissional especializado no assunto. Se a segunda opção parece mais viável para você, a T4 Consultoria pode te ajudar. Atuando com soluções financeiras para melhorar efetivamente o controle de custos e preços, a T4 se dedica a identificar as melhores oportunidades para os seus clientes alavancarem projetos e investimentos. Para saber mais, conheça a nossa solução de Gestão Estratégica de Custos e Pricing e descubra os impactos positivos que ela pode causar no seu negócio!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.