Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Uma conversa franca sobre controle de despesas

Cortes de gastos e custos precisam ser como unha, sempre cortando!

Você costuma conversar sobre controle de despesas? Muita gente corre desse assunto, pois imagina que se trata de um tema complicado e impossível de se fazer na prática com eficiência. Mas na verdade as coisas não precisam ser vistas dessa forma... Diversos profissionais, inclusive empresários, são capazes de administrar seus gastos de maneira bem-sucedida. Basta ser estratégico com o seu orçamento, reduzindo as despesas que não precisam necessariamente existir. Por isso, o corte de gastos e custos precisa ser como unha, sendo sempre cortados. Aliás, eles também crescem gradativamente e podem prejudicar a saúde financeira da empresa se não forem controlados. Provavelmente, você não fica sem cortar as unhas durante um longo período, não é mesmo? Logo, não faria sentido ficar sem cortar gastos também. É sobre isso que vamos falar nas próximas linhas, já começando por um ponto importante...

Quais são as principais despesas de uma empresa?

Antes de saber como fazer um controle de despesas que ajude o seu negócio a crescer, é fundamental entender os principais gastos. Entre eles, estão:
  • Aluguel  e condomínio
  • Despesas com Pessoal
  • Despesas com telefonia e internet
  • Energia elétrica e água
  • Manutenção e conservação
  • Materiais de consumo e escritório
Além desses itens, o controle de despesas deve levar em conta os custos fixos e variáveis. Mas esse é um assunto para outra conversa e você pode acessar o próximo artigo para entender melhor estes pontos. Após saber quais são as despesas, vem a pergunta...

Como fazer o controle de despesas?

Para fazer um bom controle de despesas, é fundamental verificar o seu saldo inicial, as entradas (receitas) e saídas (despesas). Após tudo registrado, você avalia a condição que seu caixa se encontra e, então, busca alternativas para melhorá-lo. E como fazer isso? Reduzindo gastos superficiais, isto é, todos os custos que não aportam ao crescimento empresarial. Pagar um plano de internet de 80 GB/mensal sendo que o escritório só utiliza 10 GB é um gasto superficial, por exemplo. Durante a sua avaliação, faça um diagnóstico das despesas que podem ser eliminadas sem prejudicar os resultados de curto a longo prazo. Neste sentido, você vai precisar:
  • Estabelecer prioridades;
  • Determinar limites de gastos;
  • Separar a quantia necessária para as despesas essenciais;
  • Acompanhar as parcelas de empréstimos e financiamentos atuais;
  • Verificar os valores de juros pagos por contas atrasadas;
  • Quitar dívidas nas condições que cabem no seu caixa.
Para organizar todos esses tópicos de forma clara e prática, uma planilha com o fluxo de caixa já pode ser um bom começo. Além disso, vale a pena aplicar um outro método importante também.

Faça um planejamento orçamentário

Se você tem interesse em realizar o controle de despesas de maneira efetiva, vale a pena fazer um planejamento orçamentário. Essa ferramenta é um recurso poderoso para mudar a saúde financeira da sua empresa para melhor. Desde a organização das despesas operacionais até o fluxo de caixa, capital de giro e investimentos, o planejamento orçamentário acompanha os principais objetivos e diretrizes de uma empresa. Como no início da nossa conversa, isso pode parecer complicado. Afinal, conversar e gerenciar recursos financeiros envolve muita informação e iniciativa. Mas você não precisa fazer tudo sozinho. A T4 Consultoria possui uma equipe altamente qualificada no assunto que pode te ajudar. Os serviços oferecidos pela T4 ajudam os empresários a controlarem o desempenho financeiro, tomar melhores decisões e identificar oportunidades de redução de custos para alavancar projetos e investimentos. Quer saber mais? Consulte um de nossos consultores para uma conversa, tire suas possíveis dúvidas e descubra o que podemos fazer para te auxiliar no corte de despesas!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.