Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Crescimento empresarial: Financiar junto ao banco, Capital Próprio ou Investidor?

Quando falamos em crescimento empresarial, automaticamente pensamos em financiamento. Isso porque é preciso ter uma fonte de recursos para desenvolver os negócios e colocá-los na mira do sucesso. Conforme especialistas, o ideal é tentar contar com capital próprio para tirar o negócio do papel. Porém, quando essa fonte está apertada para dar início a uma empresa, os empreendedores buscam outras alternativas. É o caso de Benjamin Gleason, fundador da Guia Bolso, startup do segmento de controle financeiro e empréstimo pessoal. Em 2012, Benjamin recorreu a um investidor para o crescimento do seu negócio. Desde então, a Guia Bolso já recebeu três rodadas de investimentos em modalidades como investidor-anjo e capital semente, as quais totalizam aproximadamente R$ 90 milhões. Portanto, foi com o capital de terceiros que Benjamin fez a sua startup decolar. Mas e aí...

Quais as opções para se levar em conta?

Qualquer empresário, que mira o crescimento empresarial, precisa analisar as condições de financiamentos e dos seus próprios recursos antes de tomar uma decisão. Lembrando que ao tomar uma decisão, o seu negócio tanto pode crescer quanto vir a cair.

Capital próprio

O crescimento empresarial, quando estimulado pelo capital próprio, possui menor risco de falência e mais dinheiro no caixa. Isso porque a ausência de credores e dívidas faz com que os recursos sejam aproveitados unicamente para fazer o negócio crescer. Por outro lado, nem sempre é fácil dispor de uma quantidade relevante de dinheiro para investir na empresa. Além disso, com o passar do tempo a distribuição dos lucros pode ultrapassar o que seria gasto com um financiamento, por exemplo.

Capital de terceiros

Optar pelo capital de terceiros para alcançar o crescimento empresarial pode ser uma alternativa viável em alguns casos. O controle das despesas fica por conta do empresário, que passa a ter maior autonomia e previsibilidade do seu orçamento. No entanto, contar com um empréstimo ou financiamento pode colocar a reputação da organização em risco e, portanto, a sua sobrevivência no mercado. Dívidas e juros mal gerenciados geram resultados bem abaixo do esperado, levando a empresa à falência.

Financiamento junto ao banco

Pedir financiamento junto ao banco constitui uma boa oportunidade, se as condições forem justas e favoráveis para a sua empresa conquistar o crescimento. Cada instituição financeira possui suas próprias exigências, por isso é importante pesquisar bem antes de tomar essa decisão.

Investidor

Os investidores podem colaborar grandemente para os resultados do seu negócio. Mas é preciso avaliar como será feita a distribuição de lucros, para não prejudicar a sua gestão e autonomia organizacional. E diante dessas opções você pode estar se perguntando...

Como investir no crescimento empresarial?

Acertar na escolha do tipo de financiamento pode fazer a sua empresa crescer rapidamente. No entanto, essa decisão vai depender do tipo de negócio, expectativas de futuro do mesmo e da sua disposição em correr riscos. Financiar junto ao banco, capital próprio ou investidor, são opções que devem ser pensadas estrategicamente para não comprometer os seus resultados no futuro. A T4 Consultoria é especializada nesse assunto e pode te ajudar. Suas soluções oferecem impactos significativos para qualquer tipo de negócio. Desde uma melhor visão de projetos até o alinhamento de estratégias para alcance de objetivos em curto e longo prazo, a T4 contribui para o crescimento empresarial de seus clientes. Que tal saber como ampliar as suas oportunidades? Conheça os nossos serviços e entenda como podemos ajudar o seu negócio a alcançar grandes resultados.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.