Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Consultoria empresarial para área da construção civil – Entenda esse mercado

O ramo da construção é um dos mais rentáveis no Brasil, apesar de todos os problemas econômicos no país. Segundo matéria publicada pela revista Exame, foi mostrado que esse mercado teve cinco anos de retração, o que o levou a encolher 20,5% no período de 2014 a 2018. Havia grande expectativa de crescimento para 2019, com ligeiro avanço de 1,3%, o segmento dá sinais de que tem tudo para avançar.

Acredita-se que uma das respostas para esse avanço no segmento sejam as construtechs (startups voltadas ao ramo da construção civil). Segundo análise de 2017, realizada pela Construtech Venture (fundo que investe em startups desse segmento), foram mapeados 562 negócios do setor, 116% a mais em comparação a 2016.

Segundo dados divulgados neste ano pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), foi mostrado que 37% das 40 empresas associadas de grande porte apontaram o resultado de faturamento como muito bom ou bom, o que representa uma alta de 4 pontos no percentual, em comparação a maio (33%).

Já de acordo com o Índice de Confiança da Construção (ICST) em parceria com a FGV/IBRE divulgado em 2018, foi mostrado que em setembro, o índice era de 80.3, em outubro, subiu para 81.8 e no mês seguinte, chegou a 84.7, o maior desde janeiro de 2015.

Para o consultor empresarial, da T4 Consultoria, Marcelo Viana, embora se mostre um segmento altamente promissor, é preciso enxergar as complexidades desse mercado:

“Administrar um negócio desse nicho por si só já demanda muitas funções (gestão financeira, recursos humanos, compras de materiais, etc.). Mas além disso, há outros fatores muito importantes que precisam ser levados em conta como a qualidade no resultado do trabalho, o respeito ao prazo de entrega das obras, entre outros.”

Uma consultoria empresarial para área da construção civil se torna importante para que o gestor consiga lidar com as peculiaridades desse segmento. Leia: Vantagens ao contratar Consultoria Empresarial Especializada em construção civil 

Aspectos fundamentais no ramo da Construção Civil

Planejamento da obra – Qualquer obra antes de ser lançada precisa ser previamente muito bem planejada. É preciso saber se a localidade gerará vendas, se o empreendimento atenderá à demanda da região, se está em um ambiente atrativo, entre outros fatores;

Atenção com a gestão de materiais – A quantidade necessária de materiais para o perfeito andamento das obras é essencial. Problemas com a gestão de materiais no estoque e a falta de algum item, podem impactar o andamento do processo, levando, inclusive, ao risco da paralisação da obra;

Gestão de compras sob controle – Além da atenção ao estoque de materiais, é fundamental que se tenha um controle de quanto em quanto tempo as compras de materiais deverão ser realizadas, o que faz parte da gestão de custos;

Preparação da mão de obra – Uma boa gestão de mão de obra é essencial, afinal, é parte fundamental para o bom andamento do projeto de construção do empreendimento. É necessário garantir que haverá equipe o suficiente;

Gestão de estoque – No segmento da construção civil, depois do final da obra o desafio é a venda dos empreendimentos que não foram comprados durante a construção. Os empreendimentos em estoque precisam ser negociados, para evitar o dinheiro parado.

Confira: Consultoria empresarial para supermercados - o segundo mais segmento do Brasil 

Consultoria empresarial para área da Construção Civil – entenda a importância

As particularidades nesse setor precisam ser levadas em consideração. Segundo Viana, é importante refletir que se trata de uma área de investimento de alto valor e, em grande parte dos casos, de longo prazo. Outra questão que merece ser levada em consideração é a de que quem investe em uma obra, tem uma grande expectativa em relação à qualidade do empreendimento e, claro, como já mencionado, em relação aos prazos. Essas complexidades no setor tornam essencial o auxílio de uma consultoria empresarial para área da construção civil.

“Outra questão primordial quando se fala em construção civil é a segurança. Como se trata de um empreendimento em que pessoas irão morar ou trabalhar, toda atenção quanto às exigências e normas de segurança é de suma importância”, alerta o consultor.

Viana acredita que parte essencial do sucesso nesse segmento é a organização, que muitas vezes, devido ao ritmo frenético de trabalho, fica em segundo plano:

“Todas as informações precisam estar sob o controle da gestão, como notas, recibos, contratos, entre outros. O que pode ser muito útil é um sistema automatizado que ajude a concentrar todas essas informações auxiliando o gestor a ter esse controle.”

Cuidados específicos na gestão no ramo da Construção Civil

Para o especialista, esse é um segmento que requer uma gestão muito cuidadosa, o administrador precisa de conhecimentos em gestão para que consiga conduzir bem o negócio no mercado. A consultoria empresarial para área da construção civil pode ser muito útil, principalmente, para ajudar a manter o negócio em ordem.

“Como é um segmento muito dinâmico tanto em seu cotidiano quanto em seu processo de gestão, é fundamental que se tenha um amparo, por isso, o auxílio de um profissional pode ajudar muito, mas claro, é preciso contar com uma consultoria que tenha experiência nesse segmento repleto de particularidades”, acredita Viana.

Como deve ser elaborado o cronograma físico-financeiro, que relaciona o cronograma do empreendimento com o orçamento que deverá ser desembolsado em cada etapa? Outro grande desafio, segundo o especialista é que se consiga manter a obra exatamente dentro do orçamento estabelecido.

Para evitar grandes problemas, a apropriação de custos da obra deve ser realizada com precisão, por essas e tantas outras particularidades é que se torna tão fundamental a busca de uma consultoria empresarial para área da construção civil.

"Outro fator fundamental na gestão financeira no ramo da construção é contar com um Planejamento Financeiro de Curto a Longo Prazo, a fim de evitar surpresas durante a gestão", conclui.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.