Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Como conseguir capital de giro necessário junto ao banco? Descubra aqui!

Saber como conseguir capital de giro se tornou uma questão que acompanha diversos empreendedores diariamente. Afinal, seis em cada dez empresas fecham as portas antes de completar 5 anos, de acordo com dados do IBGE. Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (40%) ainda estavam em funcionamento em 2014. Entre as dificuldades apontadas pela maioria dos empresários, a parte financeira foi a “vilã”. Por isso, o capital de giro é uma questão e tanto. O capital de giro é o recurso usado para financiar a continuidade das operações organizacionais. Ele é formado por ativo e passivo circulante do balanço da empresa, os quais geram atividades operacionais, a fim de manter o fluxo de caixa estável. A necessidade de capital de giro é o valor mínimo para fazer frente às obrigações da empresa, tais como fornecedores, contas a pagar e empréstimos. Mas como conseguir esse recurso junto ao banco? Descubra a seguir!

O passo a passo de como conseguir capital de giro

1 – Identifique as suas necessidades de crédito

Faça um diagnóstico da sua empresa para ter a clareza das suas reais necessidades de crédito, calculando o valor do financiamento necessário e para que ele será usado (matéria-prima, compra de maquinário etc.).

2 – Pesquise as condições das instituições financeiras

Saber como conseguir capital de giro envolve buscar informações das instituições financeiras e avaliar quais delas melhor se enquadram nas suas necessidades de crédito atuais (levantadas no 1º passo).

3 – Escolha um banco

Após avaliar as linhas de financiamento, escolha um banco que atende às suas necessidades. Lembrando que as condições propostas por cada instituição variam bastante, então pesquise bem (2º passo) para fazer uma boa escolha.

4 – Analise as exigências com um representante

Para saber como conseguir capital de giro junto ao banco, é fundamental analisar todas as exigências com um representante do mesmo. Observe atentamente se o seu negócio cumpre todos fatores de restrição (capital próprio, situação legal etc.).

5 – Faça um plano de negócios

Após cumprir as exigências, o próximo passo é mostrar ao banco a viabilidade do seu projeto. Para isso, faça um plano de negócios. Verifique antes se a instituição exige que o plano seja feito seguindo algum material específico.

6 – Peça o financiamento

O último passo em como conseguir capital de giro é apresentar o seu plano de negócios e os documentos exigidos. Com isso, você solicita o financiamento ao banco, o qual irá avaliar o seu projeto e decidir pela liberação ou não do financiamento. Mas antes de tomar alguma decisão que envolva os recursos financeiros atuais e futuros da sua empresa, é importante que você...

Faça a administração do capital de giro

Não adianta saber como conseguir capital de giro sem saber como irá administrá-lo depois. Do contrário, você pode colocar tudo em risco, inclusive o crescimento do seu negócio e o desenvolvimento de projetos e novos investimentos. Fazer a administração do capital de giro é uma ótima opção para evitar isso. A partir dessa ferramenta, é possível ter mais clareza da necessidade do capital de giro, melhorar a qualidade de indicadores financeiros e otimizar a liquidez. Talvez você ainda não tenha conhecimento e experiência nesse assunto, mas tenha pressa para ver os seus resultados melhorarem. Nesse caso, a T4 Consultoria possui uma equipe especializada em controle de capital de giro. Que tal saber mais? Conheça a solução Administração do Capital de Giro proposta pela T4 e garanta o equilíbrio financeiro do seu negócio com agilidade e resultados reais!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.