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Valuation, como calcular o valor da sua empresa

O valuation é uma ferramenta importante para qualquer empresa que deseja expandir seus negócios, atraindo investidores e captando novos recursos. Ele tem contribuído para que grandes organizações estejam dominando o mercado.

A Betterment, empresa sediada em Nova York, é um exemplo. Oferecendo conselhos financeiros de especialistas e robôs para seus clientes, a organização se tornou um unicórnio em outubro de 2017, segundo dados citados pela StartSe.

O termo “unicórnio” é comum no segmento das startups e significa que a empresa apresenta valuation igual ou acima de um bilhão de dólares.

Hoje, a Betterment tem sob gestão US$ 11 bilhões e ocupa uma posição competitiva no mercado de investimentos e tecnologia.

Se você deseja ampliar ainda mais os seus negócios, é uma boa hora para usar a avaliação de empresas.

Conheça a seguir como calcular o valor da sua empresa pelo valuation e o que você precisa saber para não correr o risco de ficar no prejuízo. Vamos lá?

Como calcular o valuation?

De maneira sistemática, o valuation avalia o valor de uma organização, adotando uma série de fatores. Ele pode ser calculado trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros, seguindo algumas etapas:

  1. Estimar o fluxo de caixa livre da empresa para os próximos períodos;
  2. Estabelecer a taxa de desconto, levando em conta os riscos de outros investimentos (bolsa, por exemplo);
  3. Calcular os resultados para o valor presente e somá-los.

A partir do valuation, você pode conhecer precisamente o potencial da sua empresa, maximizando os elementos que a valorizam e reduzindo aspectos negativos, que levam à sua baixa avaliação.

A ideia é que você entenda o valor do seu negócio ao longo do tempo e consiga delinear estratégias futuras voltadas ao crescimento. Tendo essa informação clara, fica mais fácil negociar com os investidores.

Mas como negociar com os investidores?

Existem alguns fatores a serem levados em conta no processo de negociação para não correr o risco de ficar no prejuízo.

Geralmente, os investidores preferem taxas de descontos elevadas para assegurar um alto potencial de retorno.

No entanto, a participação de um investidor deve ser determinada por uma série de outros aspectos, tais como:

  • Valor agregado;
  • Diferenciais da empresa;
  • Estrutura e qualidade da equipe;
  • Oferta x demanda;
  • Quantidade de sócios;
  • Participação societária de cada um.

Todos esses elementos são avaliados por ambas as partes, buscando estabelecer uma negociação justa para os envolvidos.

Por isso, é interessante que a empresa receba rodadas de investimentos em diferentes períodos.

O empreendedor não deve esquecer de ter uma parcela significativa das ações da empresa e evitar de captar novos investimentos a um valuation muito alto, já que isso inviabiliza a segurança dos investidores nas próximas rodadas.

Que tal dar um passo a mais no mercado?

O valuation tem sido a chave principal para empresários conseguirem dar um passo a mais em seus negócios. Neste sentido, você também pode calcular o valor da sua empresa para atrair novas oportunidades de crescimento.

A T4 Consultoria possui um serviço especializado em avaliação de empresas que pode ser ideal para o seu negócio. Os impactos vão desde uma melhor visão de negócio até o alinhamento de estratégias para alcance dos objetivos em curto e longo prazo.

Quer saber mais? Conheça as nossas soluções e entenda como podemos auxiliar a sua tomada de decisões com uma avaliação completa da sua empresa.

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