Atendimento Online

Fale conosco pelo Whatsapp
Close and go back to page

Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

O que você, empresário, precisa saber sobre controles internos e compliance

Você já deve ter ouvido falar em controles internos e compliance, conceitos muito difundidos nos últimos anos em instituições financeiras. Mas que também fazem parte de diversas organizações, que vão desde empresas do setor alimentício até concessionárias, por exemplo.

Estes conceitos vêm da década de 90, quando as grandes empresas como Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford, passaram a dividir espaço econômico com outras empresas. Isso porque as importações de novas marcas do Governo Collor causaram a abertura de mercado.

Com a entrada de novas marcas, a concorrência e o aumento da variedade de modelos de  veículos se tornou uma nova realidade. As concessionárias começam a enfrentar um novo desafio de buscar mais eficiência e alternativas de produtos, em razão das mudanças de mercado, vendo os seus lucros caírem, por conta da farta quantidade de modelos e marcas.

As grandes empresas, que não se preocupavam com controles e processos de gestão, começaram a criar os controles internos e compliance, padronizando processos de acordo com as leis e buscando melhores resultados.

Mesmo depois desses anos, esses processos continuam essenciais para aumentar a competitividade da empresa no mercado e aumentar os lucros.

Você sabe a importância dos controles internos e compliance para a sua empresa? Então, continue lendo e descubra agora!

O que são controles internos e compliance

Controle interno

Está relacionado às políticas e processos que asseguram o alcance dos objetivos de uma organização. Este conceito leva em conta as demonstrações financeiras e a mínima utilização de recursos.

Compliance

Vem do inglês “to comply”, que em tradução livre significa agir no cumprimento de uma regra, ordem ou solicitação. Em gestão empresarial, compliance se refere às práticas para cumprir regulamentos legais e diretrizes de uma organização.

Controles internos e compliance

Portanto, compliance pode ser considerado um conceito de monitoramento de riscos e avaliações internas para saber se a empresa está exercendo suas atividades econômicas dentro do padrão das leis vigentes.

Em outras palavras, controles internos e compliance são princípios importantes no combate à corrupção nas empresas. Além disso, são oportunidades para melhorar a qualidade do desempenho financeiro corporativo.

Juntos, eles envolvem a alta administração, políticas internas, comunicação, treinamento dos colaboradores e diversas outras atividades, com o objetivo de levar sua organização à melhoria contínua no segmento.

A importância dos controles internos e compliance

Os controles internos e compliance te auxiliam a identificar potenciais inconformidades, que impedem o alcance das metas, facilitando evitar riscos futuros.

Uma concessionária, por exemplo, deve contar com um setor de compliance, para garantir a execução das leis e regulamentos internos da empresa. Esse setor ao mesmo tempo que monitora diversas atividades operacionais e gerenciais, prevê possíveis conflitos de interesse.

Mais do que uma identificação, mapeamento e avaliação de processos, estes mecanismos promovem a redução de riscos, diminuindo e evitando custos e aumentando a eficiência dos procedimentos.

O poder do mapeamento de processos

Para alcançar o crescimento do seu negócio, é necessário que você dê atenção especial aos controles internos e compliance, pois através destes instrumentos a política interna da sua empresa será sustentada e aperfeiçoada.

Não sei se você sabe, mas pode até pagar um preço alto por não cuidar da manutenção e desempenho das normas legais na sua empresa. Os custos das inconformidades, além de serem dispendiosos com multas e sanções legais, podem gerar a perda da reputação da organização.

Está na hora de investir no seu sucesso!

Se você quer ter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes e garantir uma gestão eficiente, é hora de investir em controles internos e compliance. Afinal, investir nestes setores é estar na mira do crescimento e reconhecimento no mercado.

Você já sabe como fazer isso? Conheça os nossos mapeamentos de processos e veja como isso poderá ser efetivo para todo o seu negócio.

P.S.: Se quiser tirar as suas dúvidas e ter um acompanhamento mais de perto, pode entrar em contato por aqui.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2021

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.