Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Você quer reduzir custos em sua empresa? Conheça o mapeamento de processos!

Uma despesa grande na empresa pode levar qualquer negócio à ruína. Mas como evitar esse tipo de situação? Uma boa administração conta com o mapeamento de processos, uma ferramenta fundamental quando o assunto é reduzir custos. Muitos empresários travam contato com grandes despesas mensalmente por não conseguirem monitorar os custos operacionais de sua empresa. Não encontram uma forma de reduzir despesas e entram numa onda de dívidas. Nesses casos é necessário uma solução transformadora para pagar as dívidas, controlar atividades e planejar o negócio de modo adequado e eficiente. E como resolver isso? Uma visão de processos pode te ajudar.

Em meio às dificuldades

Uma pesquisa feita entre pequenos e grandes realizada pelo Jornal Estadão, destacou alguns dos principais problemas para empreender no Brasil. Entre os obstáculos para levar um negócio adiante estão: a falta de planejamento e de estudo, ausência de incentivo financeiro, carga tributária, entre outras questões. São diversas dificuldades que se tem ao levar um negócio ao sucesso. A maior dor de cabeça dos empreendedores é como reduzir custos em seu negócio e torná-lo promissor. Uma tarefa difícil, porém não impossível e nem tão complicada como pensamos!

A vida da empresa

O sucesso de uma empresa pode ser visto através da qualidade de seus processos. Com uma visão sobre o todo, eles são considerados ativos de grande valor para um empreendimento. O mapeamento desses ativos é um procedimento de gestão e comunicação indispensável para aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar o uso de recursos. Agora entendemos porque uma visão de processos é indispensável, não é mesmo?

A importância dos processos

Um processo dentro de uma organização se refere a sequência de atividades realizadas com a finalidade de produzir algo de valor para um grupo específico, sejam os clientes ou a própria empresa. São eles que auxiliam na execução de mecanismos essenciais de um negócio. Missão, visão e valores se tornam reais a partir dos processos, nos quais fortalecem o empreendimento. Quem diria que uma série de ações fosse tão relevante assim!

O mapeamento

Mapear processos é criar uma estrutura responsável pela formação de valor do ponto de vista do cliente. O mapeamento retrata como a empresa funciona, levando em conta como a produção dos produto ou serviço será entregue ao cliente final. Existem dois modelos principais de mapeamento. O modelo AS IS levanta as dificuldades e desafios do processo organizacional. Este padrão consiste em desenvolver uma ação continuada vigente refletido em processos, riscos e oportunidades. O modelo TO BE representa o trabalho de redesenho e discussão. Nele são remodelados os processos com o objetivo de melhorar o controle interno, otimizar tarefas e reduzir custos. Enquanto o modelo AS IS leva em conta a situação atual do processo, o modelo TO BE analisa a sua situação futura. Independente do modelo, eles são importantes para garantir bons resultados.

Benefícios

O mapeamento de processos tem o objetivo de auxiliar na melhoria de atividades já existentes ou na introdução de novos procedimentos. Além da redução de custos, seus benefícios estão voltados a:
  • Ajudar a empresa a observar seus pontos fortes e fracos
  • Aumentar o desempenho do negócio
  • Melhorar a qualidade das estratégias
  • Melhorar o conhecimento e interpretação sobre os processos
  • Promover a padronização de sistemas
  • Reduzir o tempo de execução de procedimentos

Como reduzir custos de modo definitivo

Com uma dedicação exclusiva à estratégia corporativa, a T4 Consultoria pode ajudar a sua empresa a adotar processos padronizados, reduzir custos e ampliar o horizonte para as oportunidades. Soluções inovadoras para aqueles velhos problemas conhecidos... Entre em contato com a empresa para saber mais!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.