Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Para que serve uma Consultoria Empresarial? - Entenda

É normal para o pequeno empresário, ou até para os mais experientes, questionarem sobre a necessidade de um Consultoria Empresarial. Claro, com as transformações ao longo dos anos no Brasil, também com a popularidade do empreendedorismo, obter uma orientação qualificada sobre esse universo, não é má ideia, não é mesmo? Quando pensamos no conceito de Consultoria Empresarial, imaginamos a capacidade de diminuir os riscos e viabilizar maior segurança nas tomadas de decisão, e assim,ajudar no crescimento empresarial. Seja para empresários ou gestores, algumas decisões podem ser extremamente delicadas, caso não houver orientação adequada. Pode ser que para alguns empreendedores exista uma ideia equivocada do que pode representar procurar por uma consultoria empresarial, como 'será que posso perder o controle do meu negócio?'. É claro que não, como é esclarecido no artigo publicado pelo portal Saia do Lugar (aqui) o trabalho de um consultor não interfere em absolutamente nada no poder de tomada de decisão do empreendedor. A principal função de uma consultoria empresarial é a de apresentar um norte, mostrar quais os caminhos que podem ser seguidos. Veja: Por que você precisa reestruturar a sua pequena empresa familiar agora? 

Consultoria Empresarial - Razões que podem afetar a tomada de decisões

Existem várias razões para os empresários não conseguirem alcançar seus objetivos, dentre elas, destacamos: Ausência de planejamento adequado: É comum que empreendedores tenham dificuldades em fazer uma análise crítica do seu negócio. Uma gestão de processos, pode ajudar na definição de como a empresa poderá crescer ao longo dos anos; Aspectos econômicos: Uma empresa sempre apresenta oscilações econômicas, além disso, há as taxas de tributos que todo empreendedor precisa arcar. Se não possuir uma administração adequada dos valores da empresa e do fluxo de caixa, poderá aumentar suas dívidas ou sofrer com as instabilidades, lucros insuficientes, mercado restrito dentre outros fatores; Competitividade: Claro, no meio empresarial, o empreendedor encontrará muita concorrência, por isso, ter detalhado no plano de negócios a participação da concorrência é parte essencial no processo que ajudará no desenvolvimento de estratégias para o crescimento do negócio no mercado. Confira: Veja como um planejamento financeiro ajuda sua empresa a crescer e se tornar mais lucrativa

Consultoria Empresarial é indicada apenas para grandes negócios - Mito ou Verdade?

Mito! Procurar por uma consultoria empresarial não apenas é indicado, como fundamental para pequenas empresas ou até mesmo negócios familiares. Se o empreendedor tem como objetivo ver o negócio crescer e alcançar o sucesso, deve procurar por esse tipo de ajuda especializada. Se enganam aqueles que acreditam que esse tipo de investimento custa absurdamente caro, atualmente, muitas consultorias empresariais têm se preparado para atender as pequenas empresas, ajudando na reformulação dos processos no negócio, em dar ao empreendedor as ferramentas de que necessita para ver o seu negócio expandir no mercado.

Relação de parceria entre consultor e empreendedor

Investir em uma consultoria empresarial não se refere a contratar um serviço apenas. O intuito é que se estabeleça uma relação de parceria entre o negócio e o consultor. Um profissional ‘estranho’, com uma visão de fora da empresa passa a interagir com todos os processos que envolvem o negócio, a partir disso, a visão do empreendedor torna-se mais clara para os problemas e possíveis soluções. Vale lembrar que para que soluções ocorram em um negócio em crise, por exemplo, é fundamental que o empreendedor não apenas ouça as orientações do consultor empresarial, mas que coloque em prática aquilo que foi orientado, apostando na reestruturação do negócio. Trata-se de uma troca de conhecimentos que só pode levar a ganhos. Um dos principais auxílios que um empreendedor adquire ao abrir as portas do seu negócio para uma consultoria empresarial são as habilidades em gestão de negócios e financeira, que antes desconhecia ou não sabia como colocar em prática na empresa. A tomada de decisões se torna muito mais assertiva com as orientações que vêm de um profissional que não está ‘viciado’ nos processos do negócio que irá atender. Em casos de dúvidas se considera indicado ou não ter o auxílio de uma consultoria empresarial, pesquise sobre as principais consultorias empresariais existentes.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.