Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Juros cartão de crédito: quanto você realmente paga com uma máquina?

Você já deve saber que o custo financeiro das taxas e juros cobrados por operadoras de cartão de crédito são altas. Mas ainda existe a dificuldade de entender o quanto custa cada operação de venda no final. E isso é normal. Afinal, são tantas empresas que oferecem serviços de venda neste meio de pagamento, com cartões crédito e débito, que pode acabar te confundindo e não deixando escolher qual realmente é o melhor para o seu negócio e segmento. Em contato com algumas com empresas do setor de meios de pagamentos eletrônicos, notamos uma dificuldade de esclarecimentos e informações sobre taxas de juros cartão de crédito e taxas de antecipação. Ou seja: se você não tem muita familiaridade sobre cálculos financeiros de juros, fica difícil de escolher uma operadora ideal para o seu negócio. Uma outra coisa importante é: existem empresas do setor que oferecem taxas diferenciadas de acordo o setor que você atua. E é por toda essa complexidade que resolvemos fazer este artigo para você… Nós, da T4 Consultoria, vamos mostrar que uma empresa de consultoria financeira pode traçar caminhos para melhorar o resultado da sua empresa. Mas, antes de entrarmos no detalhe de taxas cobradas por empresas de cartão, ou juros cartão de crédito, vale ressaltar que as taxas mencionadas foram extraídas pelo site de cada empresa pesquisada. Agora, vamos lá!

O cartão está substituindo o dinheiro?

A circulação de notas de dinheiro (espécie) está ocupando menos espaço na carteira, em termos de valores. Hoje é usado basicamente para o cafézinho, e só. Isso porque em tudo, ou quase tudo, realizamos os pagamentos por meio de cartão débito ou crédito. Aliás, podemos até pagar o cafézinho, do parágrafo anterior, com esses cartões ou adquirir um veículo, se necessário. Você sabe por que o uso destes cartões está cada vez mais comum e presente no dia a dia? Algumas das razões são:
  • Segurança;
  • Praticidade;
  • Meio de crédito.
Com as restrições e escassez ao crédito, o cartão de crédito tem sido uma opção mais simples e rápida para adquirir bens, consumo e manter o varejo ativo. Por isso, mesmo com os altos juros cartão de crédito e a falta de informação, por culpa das empresas que prestam esse serviço, os empresários preferem ter essas maquininhas, agradando ao público e vendendo mais. Se você já tem noção disso, mas precisa de uma ajuda mais personalizada e especial, entre em contato conosco e saiba como podemos solucionar isso.

Estatística do uso de cartão no Brasil

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no ano de 2016, os cartões de débito e crédito, juntos, movimentaram aproximadamente R$1,1 trilhão em compras. Mas de todo esse valor,  62% é só do uso de cartão de crédito. Os números realmente impressionam. Para você ter uma ideia, foram mais de 3,166 bilhões de transações com o uso dos cartões de crédito e débito. Dá uma olhada em outras informações importantes:

O consumo nos cartões aumentou

Neste mesmo estudo da Abecs, o valor transacionado do 3T2016, comparado ao 3T2015, registrou um crescimento na ordem de 5,7%,  sendo 8,4% de cartão de débito e 4% de cartão de crédito. Em valores absolutos: R$283 bilhões contra 268 bilhões.

As famílias usam mais os cartões

O uso dos cartões no consumo das famílias, saltou em 2008 de 17,3% para 27,8%, em 2016. Este aumento demonstra uma substituição parcial dos meios de pagamentos, como dinheiro ou cheque, e também a facilidade ao crédito.

O tipo de uso do cartão pode ser cultural

Seguindo este ritmo de crescimento no uso dos cartões, vimos que algumas regiões brasileiras, como o nordeste, tiveram o maior avanço no uso de cartão de débito, com 12,4%, enquanto no cartão de crédito apenas 1,3%.

As altas taxas de juros cartão de crédito

Até agora, mostramos a força do uso dos cartões de crédito e débito no Brasil, apesar das altas taxas de juros cartão de crédito. E esses valores ainda podem chegar a patamares de 486,8% ao ano no rotativo, conforme dados divulgados pelo Banco Central. E mesmo assim, como mencionamos, o uso dos cartões é muito significativo como meio de pagamento no Brasil, fora que tem crescido ano após ano. Este principal meio de pagamento tem alcançado vários setores da economia, principalmente as micro e pequenas empresas, no comércio, serviços e lojas online, vendas pela internet etc. Claro que muitos empresários preferem não arriscar e contar com a ajuda de especialistas ao resolver essa questão. Desta maneira, tudo será analisado e você não perderá nada. Mas por que todo esse aumento, se as taxas de juros cartão de crédito são altas? Entenda melhor a seguir…

Por que as empresas adotam as máquinas de cartão?

As micros e pequenas empresas, inclusive pessoas físicas, têm adotado o uso dos cartões através das maquininhas de cartão de crédito pela praticidade, segurança e  controle. O consumidor é quem vem dando condições para este ritmo crescente do cartão, seja na compra de um objeto de 1 real como na de 30 mil, ou mais. Hoje, no Brasil, são mais de 4,5 milhões de maquininhas em uso, havendo, ainda, muito espaço para expandir. Mas vale lembrar que, mesmo com os indicadores positivos apresentados acima, o uso das maquininhas de cartões tem custos diversos, como:
  • Taxas de administração;
  • Taxas de juros;
  • Aluguel da maquininha.
Diante das facilidades deste meio de pagamento, é importante ficar atento e fazer a conta. Compare as taxas de uma empresa de maquininhas para outra, vai ver que há diferenças enormes. Se você precisa de ajuda para escolher as melhores máquinas e condições, entre em contato com a nossa consultoria e não esquente a cabeça com isso.

Juros cartão de crédito: máquinas adquirentes e subadquirentes

Com as diferenças que verificamos, em nossas pesquisas junto a estas operadoras, percebemos que você poderá aumentar suas margens de lucro e ser mais competitivo. Isso se realmente souber escolher as taxas de juros cartão de crédito certas. Mas antes de entrar em detalhes das diferenças de taxas, vamos explicar as diferenças das empresas de maquininhas adquirentes e subadquirentes de forma simples. Confira!

Adquirentes

As adquirentes, como a Rede, Cielo, Getnet e outras, são empresas homologadas pelas bandeiras, como: Visa, Mastercard, Amex e Diners, que realizam uma minuciosa análise para aprovação dos estabelecimentos (lojas online e offline). As bandeiras, por sua vez, a cada transação financeira, envia os dados para aprovação pelos bancos. Depois de aprovada, a bandeira libera a operação para a adquirente, que autoriza a compra no estabelecimento. Desta maneira, os bancos são os emissores dos cartões, pois são eles que aprovam ou não as compras.

Subadquirentes

Enquanto as subadquirentes, realiza intermediações, que vão dos pagamentos entre as adquirentes até a liquidação junto ao lojistas. As subadquirentes são empresas credenciadas pelas adquirentes. As subadquirentes são mais acessíveis à micro, pequenas empresas e pessoas físicas, por serem menos burocráticas na contratação e possuírem os serviços de gateway (um antifraude que inibe transações de risco a fraude). Já nas adquirentes, você precisa contratar o serviço de gateway à parte. Então, existe uma certa vantagem para você nesse 2º modelo de trabalho.

Agora que você já entende um pouco mais sobre as máquinas…

Iremos mostrar um comparativo com as principais operadoras adquirentes e subadquirentes. Desta maneira, você consegue escolher melhor e aumentar todos os seus lucros a partir de agora. Cartão-2-1024x598 Juros cartão de crédito: quanto você realmente paga com uma máquina?  

Os juros cartão de crédito das maquininhas estão menos complicados agora!

Aproveite que montamos essa tabela e compartilhamos todas essas informações com você. Para você ter ideia, a partir de hoje, com esses dados, vai evitar perder muito dinheiro. Podemos dizer ainda mais: você vai ter controle do que paga e aumentar os seus lucros. E olha que esse é apenas um dos caminhos que, nós da T4 Consultoria, podemos te mostrar para transformar as suas contas em receitas. Quer saber mais? Então, entre em contato conosco e conheça soluções que realmente vão te fazer andar por um caminho com mais resultados e informações importante, que até agora eram um segredo para você.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.