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Indicadores de Desempenho - Necessários para ter Resultados?

Sua empresa tem atingido os objetivos que você definiu para ela? É importante que você tenha controle desses resultados, assim você consegue avaliar precisamente a realidade atual do seu negócio. E a maneira mais eficiente de você definir metas e acompanhá-las é utilizando os indicadores de desempenho. É fundamental você saber o que são e para que servem os indicadores de desempenho, para utilizá-los da melhor forma.   Se você não sabe nada sobre o assunto, esse artigo vai te ajudar. Leia com atenção e descubra como não se afundar no mar de desafios que surgem a cada dia!

O que são

Os indicadores de desempenho são instrumentos utilizados na avaliação de resultados e de objetivos atingidos por pessoas, sistemas e organizações. O objetivo principal dessa ferramenta é medir o desempenho de uma gestão, levando em conta a eficiência e a eficácia. Os indicadores apontam para o nível de resultado que um determinado esforço conseguiu produzir, dentro de um tempo definido.

Para que servem

No dia a dia da empresa, é comum o gestor pensar que as vendas cresceram por conta de uma propaganda específica... Mas nem sempre esse tipo de dado pode ser real. Às vezes pode ser fruto de uma mera suposição. O problema de confiar nessas suposições é que você vai acabar investindo no que achou que deu resultados e, no final, não ter o retorno que esperava. Para que você não tome decisões baseadas em achismos organizacionais, deve usar os indicadores de desempenho. Eles  se baseiam em análises profundas e abrangentes sobre o seu negócio. Por esse motivo, são capazes de fornecer informações mais assertivas.

Qual o papel dos indicadores de desempenho na empresa

Os indicadores têm um papel importante no crescimento de qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Eles traçam comparações entre resultados e esforços, por isso possibilitam o avanço organizacional. Além de medir o sucesso de uma gestão, eles são capazes de gerar outros benefícios, como:
  • Auxiliar no planejamento estratégico, tático e operacional;
  • Promover a comunicação organizacional e conscientizar os funcionários do papel de cada um na melhoria dos processos;
  • Facilitar e agilizar o processo de decisão;
  • Fornecer dados sobre a produtividade organizacional;
  • Promover decisões gerenciais mais assertivas;
  • Aumentar a qualidade nos processos e produtos;
  • Identificar pontos fracos na equipe de colaboradores e necessidade de treinamento.

Como utilizar de maneira eficiente

O primeiro passo para utilizar indicadores de desempenho é considerar o perfil da sua empresa. Isso significa verificar seus produtos, processos e objetivos, para, depois, definir os melhores indicadores que vão mostrar se você está alcançando as metas ou não. Outro passo não menos importante é utilizar ferramentas digitais e softwares para fazer o acompanhamento. Além de tornar a análise mais ágil e organizada, a tecnologia permite monitorar diversas áreas ao mesmo tempo e pode te poupar um esforço enorme.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho. A escolha de cada um vai depender da necessidade, do objetivo e do planejamento estratégico da empresa. Todavia, é importante que você utilize mais de um indicador em cada área do negócio: financeiro, recursos humanos, produção, logística... A seguir você confere alguns dos principais:

Time to Market

Esse indicador mensura o tempo no lançamento de um produto. Por exemplo, uma loja de sapatos femininos está com um projeto de um novo modelo para lançar. O Time to Market calcula o tempo gasto nesse processo, desde o conceito, o desenvolvimento até a distribuição.

Lead Time

Esse indicador mede o tempo gasto na conclusão de um processo. Um exemplo é um restaurante que tem o serviço de delivery. Nesse  caso, a variável mensurada é o tempo gasto entre o pedido até o recebimento da refeição na casa do cliente.

Giro de estoque

Esse indicador mede o desempenho e a renovação de produtos em um estoque. Você soma o número de itens vendidos e divide pelo estoque médio, dentro de um determinado período.

Porque contar com uma consultoria especializada pode te ajudar nisso tudo?

Criar um sistema de indicadores de desempenho para sua empresa não é uma tarefa simples. Você precisa fazer um diagnóstico profundo nos processos do seu negócio, para identificar as melhores ferramentas. Mas se você não tiver a experiência e os conhecimentos necessários, poderá se sentir perdido. Por isso, contar com uma consultoria empresarial é a melhor opção para economizar tempo e energia. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

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