Sua empresa enfrenta problemas de venda, faturamento, fluxo de caixa e de folha de pagamento? Então, ela precisa de um diagnostico financeiro, urgente!
Essa ferramenta de gestão é capaz de detectar as causas dessa situação e identificar as melhores ações para a recuperação econômica.
Quer saber mais sobre esse assunto? Esse artigo mostra como o diagnostico financeiro pode melhorar o controle de gastos na sua empresa. Leia até o fim e descubra o remédio para sair do vermelho!
Entendendo o papel do diagnóstico na reestruturação financeira
O diagnóstico constitui a primeira etapa na reestruturação financeira. E que processo é esse? É um planejamento completo que você realiza nas finanças da sua empresa, visando implantar novas práticas e novos indicadores.
Mas antes de você trocar seu modelo de gestão financeira por um mais eficiente, você precisa saber porque o modelo atual não funciona mais.
E é aí que o diagnostico financeiro entra. Ele permite você mensurar o desempenho das suas práticas atuais. Só assim, você evita cometer os mesmos erros.
O que é diagnostico financeiro
O diagnostico financeiro é uma ferramenta que, por meio de levantamento de dados e análises, permite descrever ou determinar as causas de um problema específico nas finanças da empresa.
E como essas informações são obtidas? Por meio de entrevista com sócios, diretores, contadores e gerentes.
Relatórios antigos sobre o fluxo de caixa dos últimos anos também são importantes fontes de dados.
Qual a importância da ferramenta para você
Se sua empresa passa por problemas financeiros ou deseja melhorar seus resultados, o diagnóstico é indispensável.
Isso porque ele ajuda identificar tanto as boas quanto as péssimas práticas de gestão financeira.
Dessa forma, você aprimora os processos de controle e torna o negócio mais competitivo e sustentável.
Outro ponto é que a ferramenta possibilita que você tenha uma visão do passado e do presente.
Baseado nessa análise, você tem condição de projetar um futuro mais lucrativo. Ou seja, você elimina os métodos que não funciona e reforça as práticas mais eficazes.
Como o diagnostico financeiro funciona na prática
Imagine a seguinte situação: Uma loja de bolsas femininas foi fundada há 4 anos.
No primeiro ano, ela foi bem-sucedida. No segundo, os proprietários decidiram expandir o negócio. Adicionaram novos produtos ao mix, contrataram mais funcionários e alugaram um espaço maior.
No entanto, do terceiro ano pra cá, a loja sofreu uma perda financeira. As vendas caíram, os clientes diminuíram.
Agora, a empresa não consegue remunerar todos os funcionários, manter os custos fixos e produzir capital de giro.
Qual o diagnóstico da situação?
Nesse exemplo, como funciona o diagnostico financeiro? Com a ajuda de uma empresa de consultoria, os diretores terão que fazer o seguinte levantamento de dados:
- Como foi o fluxo de caixa nos primeiros anos de empresa?
- Por que houve perda de clientes? Será em virtude da nova localização? São clientes mais antigos, que frequentavam o velho ponto de venda?
- Atualmente, quais são os custos fixos e os custos variáveis?
- Quanto a loja fatura e quanto funcionários ela realmente pode ter?
- Quais são as soluções para os atrasos de pagamento, para a falta de capital de giro, para a queda nas vendas?
Porque uma consultoria pode salvar sua empresa
Se você se identificou com o nosso caso fictício, é hora de salvar seu negócio, urgentemente! Não aja baseado em suposições, mas use o diagnostico financeiro, pois ele mostra as verdadeiras causas.
O ideal é que você faça isso em parceria com uma empresa de consultoria, porque ela tem conhecimento técnico e experiência prática.
Ao descobrir a real situação do seu negócio, fica fácil encontrar a solução mais eficaz. Que tal entrar em contato e saber como podemos te ajudar?