Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Consultoria empresarial para Metalurgia – Entenda sobre os diferenciais desse segmento

Um dos mercados mais rentáveis e competitivos no Brasil é o setor da metalurgia. Um dos fatores que impactam esse segmento é a grande tensão geopolítica. Os metais, fundamental matéria-prima para a indústria manufatureira, são frequentemente alvo de medidas protecionistas. Em março de 2018, reflexo da campanha eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos, foram impostas taxas sobre todos os produtos importados, aço (25%), alumínio (10%). Em 2019, especialistas estimavam o aumento do alumínio (2%), cobre (2,4%), níquel (18%), zinco (14%) e o aço seria o metal a ser reajustado para menos (-19%). O consultor empresarial, Marcelo Viana, da T4 Consultoria, especializada também na consultoria empresarial para metalurgia explica que este é um dos setores de maior concorrência, já que o número de indústrias metalúrgicas é grande no país e sempre surgem novos concorrentes nesse mercado.
“Para que a empresa nesse segmento se destaque é fundamental que sejam desenvolvidas estratégias eficientes para que haja otimização nos processos. A consultoria específica para o setor ajuda na resolução de problemas, sejam logísticos ou financeiros. A ideia é a reparação de problemas, para que a produção avance”, acrescenta Viana.

Segmento da Metalurgia – Como a Consultoria Empresarial pode auxiliar?

Independentemente do segmento de negócio, é preciso sempre rever processos, estratégias, gestão financeira e a empresa no geral, para que cresça no mercado de maneira sustentável. A consultoria empresarial para metalurgia pode ajudar a reaver os pontos que precisam ser ajustados para que o negócio consiga se expandir e se destacar em meio à concorrência. Marcelo Viana, destaca alguns setores do segmento da metalurgia que podem ser otimizados com o auxílio da consultoria empresarial. Confira: Consultoria empresarial para concessionárias de veículos - os desafios nesse segmento Aumento da produtividade Após uma visão clara e abrangente do consultor sobre o negócio, é possível ser dado um diagnóstico. Se for observada a queda na produtividade, pode-se corrigir questões que impactam nessa área e colocar a empresa nos caminhos do crescimento novamente.
“Geralmente, em um primeiro momento, o que costuma ‘saltar aos olhos’ são os problemas referentes à desorganização do negócio. Ambientes desorganizados acabam afetando a produtividade da equipe, esse é um dos pontos básicos que precisam ser ajustados”, salienta o consultor.
Quando o tema é aumento de produtividade, não se pode esquecer da importância de que se invista em treinamentos, em workshops, entre outros meios que preparem a equipe para o desempenho de suas atividades. Outra maneira de aumentar a produtividade é engajando a equipe, isso faz parte de uma sólida cultura organizacional, a consultoria empresarial para metalurgia também pode ajudar o negócio a desenvolver a sua cultura ou até mesmo aperfeiçoa-la, impactando assim, na melhor performance da equipe. Gestão de estoque Essa é outra área fundamental no setor da metalurgia que pode ser melhorada por meio da consultoria empresarial. Não deve faltar ou sobrar produtos, é preciso ter um excelente controle de estoque, controle da entrada e saída de recursos (matéria-prima), estimativa com base em meses anteriores para que não se cometa excessos na compra de materiais, que impactam no estoque (patrimônio do negócio).
“Há muitos recursos tecnológicos que podem ajudar na boa gestão de estoque. Mas antes é preciso identificar os problemas, o que pode ser melhorado, depois pode-se pensar em um melhor recurso tecnológico que se adeque às necessidades da empresa”, esclarece.
Leia: Consultoria empresarial para supermercados – o segundo maior segmento do Brasil

Otimização dos processos da indústria metalúrgica no geral

A consultoria empresarial para metalurgia atua na análise de um modo geral do processo industrial. Estudos são desenvolvidos: em torno das movimentações logísticas; de como é realizado o transporte e distribuição dos bens; de quais são os custos na indústria e de que maneira poderiam ser realizados cortes de gastos de maneira estratégica, entre outros. O trabalho de uma consultoria especializada também ajuda no planejamento e controle de produção (PCP) e, neste processo, são utilizadas metodologias que incluem o treinamento às equipes.
“Em um caso em que o negócio esteja bem, lucrando e sem problemas ‘preocupantes’, é possível com o auxílio especializado, tornar o sucesso da empresa ainda maior. Isso porque há alguns pontos que podem prejudicar o negócio em longo prazo, mas que costumam passar despercebidos aos olhos do gestor”, conclui.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.