Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Como controlar gastos sem deixar de investir em inovação e segurança

Saber como controlar gastos é uma estratégia decisiva para qualquer negócio. A partir dela, o empresário é capaz de aumentar o desempenho e a rentabilidade do seu empreendimento sem deixar de investir em inovação e segurança. Até porque, com a atual economia, as empresas de grande porte precisam controlar os custos a fim de ter uma boa saúde financeira e se manter ativas no mercado. Do contrário, elas podem acabar passando por dificuldades arriscadas. É o caso de uma parcela significativa dos executivos brasileiros, por exemplo. Segundo um levantamento realizado pelo SPC Brasil, o número de empresas inadimplentes cresceu 5,15% em março de 2017 em relação a março de 2016.

O aumento das dívidas em atraso

A pesquisa constatou também um aumento de 3,07% na quantidade de dívidas em atraso no nome de pessoas jurídicas no mesmo período. Quanto aos setores, as empresas do segmento de serviços foram consideradas as maiores devedoras. A indústria e o comércio ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Neste cenário, muitas empresas têm buscado estratégias de como controlar gastos para evitar os males do endividamento, tais como a perda de investidores e a falência. Um exemplo delas é a Uatt?, empresa que atua no ramo de presentes oferecendo produtos desenvolvidos pela própria equipe. O empreendimento começou em um espaço de 30 metros quadrados, onde eram fabricadas luminárias e porta-retratos.

Investindo na fabricação de outros produtos

Após trabalhar com plástico, a empresa decidiu investir em tecido, papel e metal também para criar bolsas, canecas, fones de ouvidos, squeezes, almofadas e outros acessórios. Todos os produtos estão disponíveis em mais de 3,4 multimarcas e loja virtual. Com a expectativa de crescimento estimado em 15% no ano de 2017, a Uatt? apostou em medidas para reduzir custos e, consequentemente, aumentar o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Para resolver a questão de como controlar gastos, a empresa usou um método de gestão orçamentária de controle matricial. O método foi implantado pelos próprios funcionários que já tinham expertise no assunto, reduzindo custos com instalação externa.

A redução de despesas fixas

Controle-de-Gastos-2-300x200 Como controlar gastos sem deixar de investir em inovação e segurança   A partir da ferramenta, a Uatt? reduziu muitas despesas fixas relacionadas a transportes e fornecedores. Segundo a diretora de finanças e gestão, Tânia Nogueira, a busca por diminuir custos envolveu a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Esse exemplo mostra que é possível uma empresa investir em segurança e inovação sem ter que gastar mais do que o necessário. Na verdade, gastando menos ainda do que o esperado pelas organizações do mesmo setor. Portanto, como controlar gastos é uma ação que qualquer empresário pode realizar em seu negócio. Seja com ferramentas como a da Uatt? ou por outras mais simples, existem diversas oportunidades de eliminar custos e lucrar mais.

Uma forma eficaz de como controlar gastos

Para começar a entender melhor o assunto e aplicá-lo na sua rotina, vamos começar levantando uma forma eficaz de como controlar gastos. O primeiro ponto é entender que a política de gestão de custos, segurança e inovação deve ser alinhada. No entanto, esse alinhamento não deve ser feito apenas em momentos de crise econômica. Ele deve acompanhar a estrutura financeira da empresa a fim de manter a eficiência e competitividade no segmento. Além do alinhamento, é fundamental investir na avaliação completa do orçamento, verificando todos os dados registrados. Essa etapa estimula o corte de custos desnecessários, os quais não promovem a obtenção de lucros na organização.

Avaliando e cortando gastos

Perceba que falamos sobre dois fatores: avaliação completa e corte de custos. Para trabalhar essas etapas, você vai precisar se certificar de que os registros de caixa estão devidamente feitos e atualizados. Neste sentido, busque usar a tecnologia ao seu favor. Use softwares adequados e invista na formação dos seus funcionários para permitir um registro detalhado de todos os recursos que entram e saem da sua empresa todos os dias. Com isso você e sua equipe podem aprender como controlar gastos de forma prática e ágil, já que tudo estará devidamente armazenado. Além dos registros, faça monitoramentos constantes também para evitar despesas surpresas e resultados abaixo do esperado.

Definindo processos estratégicos

Controle-de-Gastos-3-300x173 Como controlar gastos sem deixar de investir em inovação e segurança   Outro ponto fundamental de como controlar gastos sem deixar de investir em inovação e segurança é definido processos estratégicos. Nesse aspecto, a ideia gira em torno de buscar a eficiência máxima das operações, atingindo um grau de produtividade maior. Por meio de adaptações inovadoras para garantir esse nível de eficiência, como a automação de atividades e eliminação de custos desnecessários, por exemplo, a empresa será capaz de prosperar sem elevar os custos das suas operações. Além disso, a empresa se tornará mais competitiva em seu segmento. Tudo isso sem precisar realizar investimentos que fogem do orçamento, apenas crescendo de forma segura e inovadora. E aí provavelmente fica a dúvida...

Como controlar gastos com agilidade?

Se você quer aprender como controlar gastos de forma rápida para alcançar resultados de curto a longo prazo, vale a pena investir em ferramentas de planejamento e controle financeiro na sua empresa. Essa ação vai promover a organização das finanças do seu empreendimento. Com uma análise completa e atual, o planejamento e controle financeiro levam em conta os objetivos e diretrizes necessários para conquistar impactos satisfatórios na empresa. Assim, fica fácil inovar sem precisar gastar muito no processo. Planejar e controlar os recursos vai te ajudar a consolidar o seu negócio com segurança no mercado. Quer saber uma das ferramentas para fazer tudo isso em pouco tempo?

Gestão Estratégica de Custos

Aplicar uma Gestão Estratégica de Custos tem sido o segredo de muitas empresas que alcançam o sucesso rapidamente. Afinal, uma gestão eficiente dos gastos é algo decisivo para o posicionamento e a competitividade de qualquer negócio. Nós da T4 Consultoria nos dedicamos a ajudar médias e grandes empresas a posicionarem os seus preços de venda de forma justa e acessível ao cliente, mantendo ou aumentando a participação dela em seu mercado de atuação. Para conhecer essa solução na prática, converse com um dos nossos consultores agora mesmo e descubra uma estratégia para sair na frente dos seus concorrentes sem abrir mão de inovação, segurança e margens de lucros saudáveis!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.