Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Como alavancar sua gestão de empresas em 4 passos!

Você sabia que a gestão de empresas se tornou um tema preocupante quando o assunto é crescimento? Muitos negócios não usam ferramentas de gestão adequadas e acabam levando diversos projetos ao fim de sua vida útil. Mas o assunto é outro quando a gestão de empresas é utilizada de maneira apropriada para crescer rumo ao sucesso! Diariamente observamos casos de sucesso ao mesmo tempo que notamos muitas histórias de negócios mal sucedidos. É preciso driblar alguns obstáculos e muitos empresários não conseguem encontrar uma saída.

Todo mundo erra

De acordo com a Revista Exame, existem muitos erros de gestão que acabam com o seu negócio, entre eles achar que o plano de negócios não é importante, não estudar o mercado, ter expectativas irreais do negócio, ter despesas que não condizem com o tipo de empreendimento, entre outros. Resumidamente, os erros mais comuns estão relacionados com o não uso de ferramentas apropriadas, a ausência do mapeamento de processos, a falta de visão do negócio, a falha de planejamento e por aí vai. Poucas questões são inevitáveis. Será possível evitar alguns descuidos?

Eu quero solução!

Um bom planejamento acompanhado de boas práticas, monitoramento e ações pode livrar a sua empresa de cometer profundos impactos negativos. A resposta está no conjunto de fatos que se manifestam e evoluem com o tempo em uma dada sequência, ou seja, uma estrutura ordenada que determina o desenvolvimento de qualquer negócio. Chamado de Ciclo PDCA, essa estrutura vem do inglês: plan, do, check e act. Tem como foco principal a melhoria contínua, tornando os processos organizacionais mais claros e práticos. O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica de gestão permite o controle e a melhoria de processos, produtos e serviços. Está dividido em quatro fases:
  • Planejar – Nesta fase o gestor analisa os problemas que impedem a empresa de alcançar as metas traçadas, inclusive detecta as causas de tais problemas. Este é o momento de projetar um plano de ação e definir objetivos.
  • Fazer – É a fase na qual o plano de ação é colocado em prática e as tarefas previstas são executadas.
  • Checar – Fase de avaliação, onde o gestor verifica os resultados atingidos com as duas primeiras etapas. Os resultados são avaliados, assim como os processos e diversas observações são feitas. Nesta fase são concebidos dados e informações significativos para o sistema de gestão.
  • Agir – Após avaliações concisas, esta etapa tem o papel de providenciar medidas para a melhoria dos processos, correção de erros e aperfeiçoamento de procedimentos. O gestor pode estabelecer novos projetos e intervenções neste momento de modo a garantir ações voltadas à melhoria contínua.
Nesse sentido, o Ciclo PDCA promove mudanças constantes em busca da qualidade máxima. E isso é o que toda empresa procura, certo?

Vantagens

Uma gestão de empresas competente acompanhada do Ciclo PDCA pode transformar estratégias em negócios de sucesso. Entre as principais vantagens, destacam-se:
  • Mais qualidade em termos de produtividade
  • Aproveitamento dos recursos
  • Redução significativa de processos repetitivos
  • Adoção de processos padronizados
  • Redução de custos
  • Simplificação de métodos improdutivos e onerosos

Para uma gestão de empresas efetiva

O Ciclo PDCA pode ser usado em qualquer tipo de empresa, permitindo alcançar excelentes resultados no sistema de gestão do negócio. A contratação de uma consultoria exclusiva pode ajudar a sua empresa a conquistar um padrão notável de qualidade. A T4 Consultoria é especializada em estratégia corporativa e disponibiliza um serviço adequado aos clientes que desejam atingir a melhoria contínua em suas atividades. Para alavancar o seu negócio com uma gestão de empresas eficaz, entre em contato com a empresa para saber mais!

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.