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O que são stakeholders, o conceito que pode mudar seus resultados do seu negócio?

Você sabe o que são stakeholders? Se você tem uma empresa, mas ainda não sabe nada sobre o assunto, pode estar perdendo uma oportunidade de melhorar seus resultados. Confira nas próximas linhas o porquê! Os stakeholders são pessoas estratégicas que podem afetar a sua gestão. E é sobre isso que esse artigo vai tratar. Você vai entender melhor esse conceito e a importância de identificar quem são os stakeholders do seu negócio. Continue lendo!

O que são stakeholders?

Stakeholder é um termo muito utilizado no planejamento de mídia, na gestão de projetos e na tecnologia da informação. Ele descreve um grupo de pessoas que possui algum nível de interesse em um produto, projeto ou negócio. Se você se aprofundar na raiz da palavra, você vai notar que Stakeholder significa alguém que possui interesse. Sendo mais específico, ele é um público que influencia direta e indiretamente na missão de um negócio e até na criação de um produto.

Quem são os stakeholders de uma empresa?

Toda empresa, seja ela pequena ou grande, possui um grupo de stakeholders. Esse público-chave costuma ser:
  • Proprietários;
  • Gestores;
  • Empregados;
  • Consumidores;
  • Meio ambiente;
  • Órgãos públicos;
  • Sindicatos;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Sociedade;
  • Entre outros.

Quais são os interesses?

É impossível entender esse conceito sem compreender o papel dos interesses no relacionamento entre a empresa e seus stakeholders. Esse interesse constitui uma expectativa que o público possa ter em relação a um produto ou projeto. Nem sempre os interesses são financeiros. Eles podem representar desejos, necessidades e princípios éticos. Por exemplo, os stakeholders de uma empresa de economia sustentável pode ser um público que defende o cuidado ambiental.

Como identificá-los

Se você tem uma empresa, significa que você também possui stakeholders. Saber identificá-los é fundamental, se não quiser criar projetos e desenvolver produtos que não atraiam participantes e clientes potenciais. Aqui vão algumas sugestões de como fazer isso:
  • Pesquisa de mercado;
  • Entrevista e conversas com gerentes da empresa, em caso de projetos;
  • Conhecer a fundo a missão da empresa e pesquisar sobre o grupo de pessoas que ela mais impacta positivamente;
  • Listar seus clientes, fornecedores e outros interessados na empresa;
  • Identificar os principais interesses que as pessoas têm em relação ao seu produto.

Porque é importante identificar os stakeholders

Em 1985, a Coca-Cola lançou uma nova versão do seu sabor, a New Coke. A campanha foi um fracasso. A empresa gastou rios de dinheiro em comunicação, mas perdeu dezenas de clientes antigos, na época. O fato era que os consumidores mais antigos preferiam o sabor tradicional. O que isso ensina sobre stakeholders? Se a Coca-Cola tivesse considerado o interesse real dos antigos clientes, (seus stakeholders) entendendo que eles não estavam interessados em um sabor inédito, a marca não tinha fracassado. Essa é a importância de conhecer os interesses que as pessoas têm em seu serviço ou produto. Você erra menos na criação de novos projetos e aumenta a probabilidade de encantar o público-alvo.

Como uma consultoria pode te ajudar com esse assunto?

Nesse artigo, você aprendeu o que são stakeholders, como eles influenciam nos projetos e como identificá-los. Se você tem uma grande organização, esse conhecimento é fundamental para se ter resultados ainda melhores. Mas se você ainda não sabe exatamente quem são os stakeholders do seu negócio, uma consultoria pode te ajudar. Você precisa de uma pesquisa profissional, portanto, fale com um de nossos consultores e deixe que a T4 Consultoria te indique os melhores caminhos para acertar o público-alvo e vender mais!

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