Fique por dentro dos artigos e posts da T4

Blog

Financiamento de projetos de infraestrutura – Algumas das principais alternativas

Quando se fala em infraestrutura, é preciso se atentar que é muito mais do que melhorar as condições físicas de uma empresa em si. A infraestrutura em seu amplo significado se estende ao desenvolvimento de uma sociedade.

O importante é frisar que há muitas alternativas para o financiamento de projetos de infraestrutura, como salienta Carlos Eduardo Lima Jorge, Presidente da Comissão de Obras Públicas da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), mas em contrapartida, ocorre um problema em comum entre as empresas, segundo Jorge: se encaixar nas condições para que obtenha o financiamento.

Em 2016, segundo Nelson Siffert, Superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES (O Banco Nacional do Desenvolvimento), havia 434 projetos de infraestrutura nas áreas de energia e logística, o que demandava um financiamento em torno de R$ 204 bilhões. Naquele momento, o número de projetos contratados era de 71%, sendo que 23% estava em análise e 6% sob consulta.

Marcelo Viana, consultor empresarial da T4 Consultoria, acredita que, na maior parte dos casos, o problema está na elaboração dos projetos que viabilizam investimento:

“Empresas em um bom momento financeiro e com poucos ajustes a se fazer em sua gestão ainda encontram problemas no momento de preparar o documento na busca por financiamento de projetos de infraestrutura. Esses projetos geralmente demonstram incoerência, não atendem ao edital do banco ou agente financeiro ou mostram estar aquém do potencial que essas empresas possuem na busca por financiamento”, explica.

Confira: Entenda como é possível obter financiamento de energia solar

Financiamento de projetos de infraestrutura – Entenda

Viana apresenta os principais bancos públicos que dispõem de recursos para a infraestrutura, dentre eles, um dos mais importantes – BNDES.

“No portal do próprio banco, há um informativo sobre sua priorização a projetos de infraestrutura desde o seu início, atuando em projetos de transporte e energia. É um dos caminhos mais interessantes para organizações que têm esse foco”, acredita o consultor.

portal do BNDES apresenta a infraestrutura no Brasil como fator de influência direta na melhoria da qualidade de vida da sociedade, assim como é responsável por conectar as regiões do país e fomentar a competitividade e produtividade entre as empresas.

Os focos de atuação do financiamento de infraestrutura BNDES estão no estímulo ao setor energético (financiamento para energia hídrica, eólica, térmica, nuclear e de biomassa), além disso, também está voltado à transmissão, distribuição e racionalização do uso de energia.

No que se refere à logística, o órgão está focado na construção e modernização de: rodovias, ferrovias, aeroportos, navegação, terminais e navegação. Já em relação aos leilões e concessões, o BNDES também atua auxiliando os governos federal e estaduais na estruturação de concessões à iniciativa privada e de parcerias público-privadas.

Leia: Melhorando a infraestrutura – Saiba como fazer a captação de recursos para reforma

Linha de financiamento específica para estudos em projetos de infraestrutura

Já o DESENVOLVE SP tem uma linha de financiamento com foco na elaboração de estudos técnicos com foco na preparação de projetos de infraestrutura formatados como concessões comuns e Parcerias Público-Privadas (PPP’s) nos municípios paulistas.

O requisito para conseguir esse tipo de financiamento é mediante a apresentação de uma publicação (diário oficial, jornal local, jornal de grande circulação ou sítio específico do município), que comprove o reconhecimento do município em relação à empresa que solicita o financiamento, por meio de “chamamento público” aos interessados.

Pode-se conseguir por meio desse tipo de financiamento, o valor de até R$1 milhão, com até 100% de participação do valor dos itens financiáveis.

“Mas vale ressaltar que pequenos e médios empresários que não tenham garantias reais suficientes, podem recorrer a formas de garantia alternativas concedidas pelo próprio órgão, como é o caso do Fundo de Aval (FDA); Fundo Garantidor de Investimentos (FGI) e Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE)”, orienta Viana.

Análise de alternativas de financiamento de projetos de infraestrutura em território nacional

É fundamental que as empresas referentes a cada estado brasileiro analisem as possibilidades junto aos bancos públicos regionais, há instituições financeiras privadas que também oferecem a possibilidade do financiamento de projetos de infraestrutura, mas é de suma importância analisar as condições, juros, prazos, etc.

“Muitas empresas podem, nesse momento da busca por financiamento, se deparar com dificuldades, de encontrar o melhor meio ou em como entrar em contato com esses órgãos, ter um auxílio de uma consultoria experiente pode ser decisivo nesse contexto”, conclui o especialista.

Fale Conosco

Nossos profissionais podem fornecer maiores detalhes sobre nossos serviços.

Todos os direitos reservados - 2020

Contato

  • (11) 2787-6430

  • Avenida Paulista, 1079 - 7º andar

  • São Paulo – SP

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.