Muitas pessoas especulam sobre como ser um empreendedor de sucesso e muitas vezes têm ideias erradas a respeito de como manter uma empresa, expandi-la e lucrar com ela. Muitos acham que para ser empreendedor é necessário ter muito dinheiro ou ter ideias “do outro mundo”. Pensando nisso, nós da T4 consultoria empresarial separamos mitos e verdades que são espalhadas por aí para que você que está pensando em abrir um negócio não acredite em tudo o que dizem.
Dicas para você ser um empreendedor de sucesso
1- Abrir uma empresa no Brasil é demorado V
erdade. No Brasil a demora para abrir uma empresa é de em média 107 dias, podendo levar um tempo maior dependo do ramo da empresa, enquanto que nos EUA a demora é de apenas 5 dias.
2- É preciso ter muito dinheiro para começar
Mito. Não é necessário ter muito dinheiro no início pois dependendo do nicho do seu negócio o investimento pode ser mínimo, além de existirem investidores no mercado em busca de boas ideias e executores. Há pessoas que começam seus negócios do zero e encontram maneiras de fazer a empresa ir para frente. Para quem tem pouco dinheiro o ideal é pesquisar bem o mercado e a necessidade de seu público alvo e tentar gerar produtos de baixo custo.
Dicas para quem quer começar a empreender
3 - Dinheiro resolve tudo
Mito. Por um lado, ter dinheiro é importante para criar e expandir seu negócio, porém o dinheiro não garante sucesso na empresa. Existem outros fatores envolvidos como funcionários capacitados e comprometidos, um bom marketing e um bom plano de negócios, que também fazem parte do pacote que garantem sucesso da empresa.
4- Ter sócios não é bom
Mito. Os sócios devem ter objetivos em comum para a empresa e perfis complementares em conhecimento e comportamento para dividir as responsabilidades de negócio. Além disso, os sócios se apoiam, caso o empresário pensar em desistir, o sócio está lá para encorajá-lo.
5 - Empreendedores nascem empreendedores
Mito. Os empreendedores têm características em comum, como espírito de liderança, ideias criativas,foco, capacidade de automotivação e disposição para assumir riscos, porém essas características podem ser desenvolvidas com o tempo, com a maturidade e com o aprendizado. Ninguém nasce empreendedor, mas torna-se empreendedor.
6- Quanto mais jovem começar, melhor
Parcialmente verdade, há vantagens e desvantagens de começar a empreender muito jovem. O jovem geralmente ainda não formou uma família e não tem dependentes, podendo correr mais riscos sem que os erros sejam fatais, tornando-se uma aprendizagem. Por outro lado, pela falta de experiência ele poderá ter dificuldades ao implantar o negócio. Existem empreendedores que obtiveram sucesso após os 50.
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7- Empreendedores precisam ser bons vendedores
Verdade. O empreendedor precisa saber vender sua ideia, seu produto ou imagem. Precisa convencer os clientes de que seu negócio é de qualidade, gerando confiança.
8- Abrir uma franquia é garantia de sucesso
Mito. O risco de fracasso de um empreendedor que atua em uma franquia é menor, porém existem diversos erros que podem acabar com o negócio, como ter capital insuficiente, localização inadequada, subestimar venda e até mesmo deixar de trabalhar muito na franquia pensando que não é necessário.
9- Correr riscos faz parte de qualquer negócio
Verdade. Porém os riscos podem ser diminuídos através do plano de negócios, pois através deste plano é possível identificar o nível de concorrência do mercado e a viabilidade do negócio, reduzindo parte dos riscos.
10- É necessário ter uma ideia inovadora para abrir um negócio
Mito. Claro que negócios que se iniciam através de ideias inovadoras tendem a ter muito sucesso e se destacar, mas é possível construir um negócio sem uma ideia inovadora e fazê-lo se tornar referência entre os concorrentes apenas pela ação da própria empresa.
11- É importante ter um plano de negócios
Parcialmente verdade. O plano de negócios auxilia no sucesso do empreendimento pois serve para orientar o empreendedor a iniciar e expandir seus negócios, reduzindo o risco de erros. Porém já existem outros meios de se planejar o negócio, como através da metodologia OPS ou ideias com os atributos CUS.
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